27/10/2021

Pediatra de Guaíra homenageado pelos 50 anos de trabalho cumpridos de modo exemplar

Dr. Sidney Ribas Bufara recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional, honraria que este ano alcançou total de 121 médicos pelo Jubileu de Ouro

O Conselho de Medicina do Paraná realizou em 17 de outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico. A edição de 2021 foi a 36ª, sendo a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória dos médicos falecidos, a diplomação dos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Sidney Bufara, com um dos netos. (Foto: Álbum de família)

Pioneiros que servem de exemplo aos que ingressam na formação, que se iniciam ou estão em atividade, 121 médicos diplomados em 1971 vão receberam a homenagem do Conselho de Medicina. Entre eles está o pediatra Sidney Ribas Bufara (CRM-PR 3.156), formado em dezembro de 1971 pela Universidade Federal do Paraná e que concentrou sua carreira profissional em Guaíra, tendo importante papel nos indicadores sociais e de saúde do município onde nasceu e que, hoje, conta com 36 médicos residentes ativos. O Dr. Sidney atuou em vários serviços e também foi vereador de Guaíra na gestão de 1993 a 1996. As fotos recebendo as comendas foram registrada ao lado de netos Natan Luís e Miguel Bufara Rodrigues.

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi.

Outro destaque da cerimônia foi a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico à pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, já que concentrou praticamente toda a sua carreira profissional em defesa da infância saudável e da proteção a crianças com deficiência e em situação de risco (saiba mais AQUI). A entrega ocorreu no ambiente familiar, com a presença das três filhas e dos netos da homenageada, que se constitui assim na 18ª personalidade a receber a comenda, instituída em 1996 e inspirada no apóstolo Lucas, o padroeiro dos médicos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios