01/08/2022

Pediatra e enxadrista Mauro de Athayde homenageado em Lages, onde nasceu, e Curitiba, onde atuou

Prestes a completar 91 anos de idade e 62 de formado, reside atualmente no litoral de Santa Catarina. O reconhecimento é por sua trajetória como cidadão, médico e esportista

O médico pediatra, mestre de xadrez e escritor Mauro de Athayde (CRM-PR 1.585) foi homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba, cidade onde concentrou a sua carreira profissional, e na de Lages, cidade catarinense onde nasceu. O Dr. Mauro está prestes a completar 91 anos de idade e 62 de formado pela Universidade Federal do Paraná. Exerceu a função de médico do serviço público estadual e federal e se aposentou em 2001, atuando mais alguns anos em consultório particular antes de se radicar em Balneário Camboriú (SC).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Mauro, recebendo a homenagem na Câmara de Lages, sua cidade natal. (Foto: Divulgação)

As homenagens ao Dr. Mauro de Athayde ocorreram logo depois de ele ter lançado, em 11 de junho último, o livro “Memórias: o xadrez na minha vida – 50 partidas”, obra onde expõe a sua trajetória e paixão pelo esporte. Como enxadrista, foi hexacampeão paranaense e tricampeão universitário pela equipe da UFPR, nas décadas de 1950 e 1960. Foi ainda vice-campeão brasileiro de 1963, sem sofrer derrota, e depois 3° lugar no Campeonato Sul-Americano. Participou em Curitiba, em 1971, da inauguração do tabuleiro gigante de xadrez, quando fez partida de exibição com o então campeão brasileiro Henrique Mecking, o Mequinho. Teve presença marcante no Clube de Xadrez Erbo Stenzel até 2008, quando se afastou por problemas de saúde.

Natural de Lages, onde nasceu em 14 de novembro de 1931, o Dr. Mauro estudou no Colégio Diocesano de sua cidade e serviu o Segundo Batalhão Rodoviário. Com 22 anos mudou-se para Curitiba, onde iniciou os estudos em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Formou-se em 1960. Obteve o título de especialista em Pediatria em 1963, pela Policlínica de Botafogo, no Rio de Janeiro. Iniciou como pediatra no serviço público estadual em 1969 e como médico de INSS em 1980. Em 2010, em meio aos festejos do Dia do Médico, ele foi condecorado pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, pelos 50 anos de atividade com histórico exemplar.

clique para ampliarclique para ampliarPediatra recebendo votos de aplausos na Câmara de Curitiba. (Foto: Divulgação)

Casado em 1961 com a advogada Eunice Ferreira de Athayde, é pai de Miriam e Simone. O médico está registrado no CRM-PR desde fevereiro de 1965.

Em proposição do vereador Herivelton Oliveira (Cidadania), médico e enxadrista recebeu votos de “congratulações e aplausos” pelo Legislativo de Curitiba em 8 de junho. Depois, na noite de 20 de julho, foi a vez de ser homenageado em sua cidade natal, em proposição da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) e com aval unânime dos demais pares. A cerimônia foi bastante prestigiada e, na oportunidade, foi apresentado um audiovisual contando a história de Mauro, com depoimentos de amigos e familiares. Houve entrega de diploma.

Em sua fala, o pediatra aposentado agradeceu e fez menção ao seu amor por Lages. “Quero agradecer a vereadora pela iniciativa e aos seus pares, desejo a eles uma profícua gestão para que sempre façam o melhor pela cidade. Mesmo morando fora, nunca deixei de ter contato com essa terra e sempre acompanhei os acontecimentos”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios