27/11/2018

Pelo Mais Médicos, quatro universidades paranaenses antecipam colações de grau

Conselho de Medicina do Paraná concentra esforços para a emissão dos registros profissionais; esta terça (27) foi dia de atender formandos da Universidade Positivo

clique para ampliarclique para ampliarFormandos da Universidade Positivo fizeram sua inscrição no Conselho na tarde desta terça-feira (27) (Foto: CRM-PR) (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina (CRM) atua em força-tarefa para fazer o registro profissional dos estudantes de universidades que anteciparam a colação de grau dos formandos de 2018. A medida será adotada com o objetivo de entregar a documentação aos recém-formados antes do dia 7 de dezembro, quando se encerra o prazo para a inscrição no Mais Médicos. Até a quarta-feira (28) os esforços serão concentrados em atender a demanda dos egressos da Universidade Positivo. A instituição confirmou que realiza a cerimônia na tarde desta terça (27), com a entrega de certificados a 55 novos médicos.

A exemplo do ocorrido em outros estados, como Ceará, Bahia e Espírito Santo, quatro escolas de medicina paranaenses anteciparam a colação de grau dos estudantes para que os formandos tentem ingresso nas vagas deixadas pelos cubanos, convocados de volta à ilha após rompimento do convênio com o Brasil. De acordo com o CRM, no interior, a medida foi tomada na Universidade Estadual de Maringá, no Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (no campus Francisco Beltrão). Em Curitiba, a única instituição a antecipar formatura foi a Positivo.

O procedimento é considerado corriqueiro em diversas instituições, adotado para que os formandos consigam se inscrever em processos seletivos de residência e concursos. É o caso da UEM que, entretanto, adiantou ainda mais a colação de grau: prevista para o 12 de dezembro, vai acontecer nesta quinta, 29 de novembro. A UniCesumar também apressou trâmites e realizou a cerimônia na última semana, em decorrência dos pedidos de estudantes interessados em participar do programa. Na ocasião, colaram grau mais de 100 novos médicos. Os alunos da Unioeste receberam as declarações de conclusão do curso no dia 24, que era a data originalmente programada, de acordo com a instituição.

O secretário-geral do Conselho Regional de Medicina, Luiz Ernesto Pujol, destaca que o procedimento não é simples, o que se comprova pelo baixo número de universidades que conseguiram adotá-lo em comparação com a quantidade de escolas de medicina em funcionamento no estado. São 20 no total. Para os recém-formados que tiveram colação antecipada, os atendimentos no CRM são feitos de modo imediato e, segundo Pujol, permanecerão assim enquanto houver demanda. O secretário-geral do CRM revela que "sexta-feira da semana passada, nossos funcionários ficaram até as 21h para atender esses jovens médicos [egressos da UniCesumar, que colaram grau na quinta (22)]. É trabalhoso para os nossos funcionários, mas eles entenderam a necessidade não só dos médicos, mas da população", e garante: "temos estrutura para atender todos".

Lançado uma semana depois de Cuba anunciar que deixaria o programa em resposta a declarações de campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e sem muita folga para procedimentos burocráticos pendentes, o edital motivou recomendação do ConselhoFederal, que cobrou celeridade dos CRMs no atendimento à demanda dos recém-formados. "O que estava nos deixando assustados era o período muito curto para os médicos se inscreverem, eram cinco dias. Junto com o CFM conseguimos que o Ministério entendesse a dificuldade", avalia Luiz Ernesto Pujol sobre a prorrogação do prazo de inscrições. O processo ganhou 12 dias e segue aberto até 7 de dezembro.

Segundo o Conselho Regional de Medicina do Paraná, ao entregar todos os documentos exigidos o recém-formado receberá imediatamente o seu número de registro profissional e as atividades internas serão finalizadas no mesmo dia, para garantir situação regular junto aos órgãos federais. Procedimento feito, o profissional estará apto a participar da seleção do Mais Médicos. Essa promessa de celeridade levantou interesse de vizinhos: de acordo com o secretário-geral, o CRM paranaense foi procurado pela Univille (de Joinville, Santa Catarina), que tem alunos vindo para o Paraná na intenção de acelerar a concessão do registro.

Balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 97,2% das vagas para o novo edital do Mais Médicos já foram preenchidas, entretanto a confirmação desse índice depende da apresentação efetiva desses profissionais nos locais de alocação. O processo está iniciado, mas se estende até o 14 de dezembro.

Foram disponibilizadas 8.517 vagas em todo o país para a alocação, em caráter emergencial, de médicos em quase três mil municípios; no Paraná, o quadro tem 458 postos em 187 cidades. As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no endereço http://maismedicos.gov.br . O site sofreu com instabilidades nos primeiros dias , mas que foi resolvida de acordo com o Ministério da Saúde. Podem se candidatar no processo médicos formados por instituições brasileiras de ensino superior ou brasileiros que tenham estudado no exterior e que passaram pelo processo de revalidação do diploma. A remuneração bruta é de R$ 11.865,50.
Fonte: Cristina Seciuk, Gazeta do Povo, e CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios