05/05/2023

Pesar: Dr. Antonio Leite Oliva Filho, ex-presidente da Sociedade Paranaense de Anestesiologia

Com 53 anos de graduação em Medicina pela UFPR, iria completar 77 anos de idade em 21 de maio. Também ex-conselheiro do CRM-PR, deixa viúva a médica patologista Lubomira Veronika Oliva

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Antonio Leite Oliva Filho (CRM-PR 2.527), ex-presidente da Sociedade Paranaense de Anestesiologia e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Também ex-conselheiro do CRM-PR e membro de diretorias do Sindicato dos Médicos e das Associação Médica do Paraná, foi um dos fundadores da Cooperativa dos Anestesiologistas do Paraná e seu presidente por cinco gestões sucessivas, de 1991 a 2000. Tinha 76 anos de idade – iria completar 77 no dia 21 maio – e mais de 53 anos de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Oliva, da galeria de presidentes da SBA. (Foto: Arquivo)

O Dr. Antonio Oliva faleceu nesta sexta-feira (5) no Hospital Sugisawa, em Curitiba, cidade onde concentrou toda a sua carreira profissional. O velório será realizado nesta sexta, das 15 às 19h30 na Capela Ônis, da Funerária Vaticano. A despedida, restrita à família, vai ocorrer às 20h no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré. O Dr. Antonio Oliva era casado com a também médica Dra. Lubomira Veronika Oliva (CRM-PR 2.528), especialista em patologia e integrante da carreira de Estado dom Governo. AS condolências da classe médica aos familiares e amigos.

O Dr. Antonio Leite Oliva Filho nasceu em 21 de maio de 1946 em Botucatu, São Paulo. Era filho de farmacêutico e se estabeleceu em Curitiba para cursar Medicina. Concluiu o curso em 17 de dezembro de 1969, tendo se registrado no CRM-PR em 2 de janeiro de 1970. Em 2019, em meios aos festejos do Dia do Médico, ele foi homenageado pelo Jubileu de Ouro, recebendo do Conselho o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar.

O médico integrou o quadro de conselheiros do CRM de 1983 a 1988. Esteve na presidência da Sociedade Paranaense de Anestesiologia no mandato de 1976 a 1978 e também na gestão de 1990. Além de atuar como diretor também na Sociedade Brasileira, inclusive ocupando a presidência na gestão de 1996, desempenhou importante papel no uso dos avanços tecnológicos em sua área, com participação em inúmeros eventos científicos. O diretor de Defesa Profissional da SPA, Roberto Freire, juntamente com demais diretores da instituição, emitiram nota de pesar. Confira abaixo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios