07/01/2022

Pesar: Dr. François Moura Gheur Netto, um dos primeiros médicos a fazer registro no CRM-PR

Especialista em Ginecologia e Medicina do Trabalho, tinha 98 anos de idade e 73 de formação pela UFPR. Despedida ocorre nesta sexta (7) no Cemitério do Água Verde

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico François Moura Gheur Netto (CRM-PR 267) ocorrido na manhã de desta quinta-feira (6) em Curitiba. Ele tinha 98 anos de idade e 73 anos de formação pela Universidade Federal do Paraná. O corpo estará sendo velado das 6h30 às 13h30 desta sexta-feira (7) na capela 3 do Cemitério Municipal do Água Verde. O sepultamento está marcado para 14h no mesmo local.

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. François, que fazia parte de tradicional família de Curitiba, onde nasceu em 20 de outubro de 1923. Era filho de Áurea Moura Gheur e Gastão Gheur e neto do engenheiro François Gheur, de nacionalidade belga e que chegou ao Paraná em 1888, tendo chefiado os trabalhos do ramal ferroviário de Morretes a Antonina e participado de outros importantes projetos de transporte ferroviário no Sul do Brasil, além de exercer destacado papel cultural.

clique para ampliarclique para ampliarDr. François (E) e Dr. Donizetti, na homenagem do Dia do Médico de 1999. (Foto: Arquivo)

O Dr. François Gheur Netto formou-se em dezembro de 1948 pela Faculdade de Medicina da então denominada Universidade do Paraná (federalizada alguns anos depois). Tinha entre seus colegas, dentre outros, os Drs. Amadeu Prada Beduschi, Carlos José Taques Franco de Souza, Francisco Sansone, Frederico Guilherme Keche Virmond, Hamilton Calderari Leal, Iorfinda Moura de Melo, Oriente Franco de Godoy, Paulo de Tarso Monte Serrat, Sebastião Avelino Lopes e Walter Alberto Pecoits, que também se tornaram destacados expoentes do exercício e da formação médica. Os formandos de 1948 foram homenageados pelo Conselho de Medicina do Paraná na passagem do Dia do Médico de 1999. Eles receberam na ocasião o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. O conselheiro Donizetti Dimer Giamberardino Filho, hoje vice-presidente do CFM, foi responsável pela entrega da comenda ao Dr. François.

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e em Medicina do Trabalho, o Dr. François Netto faz parte do primeiro grupo de médicos a se inscrever no Conselho de Medicina do Paraná, logo após a sua criação. O cadastramento foi iniciado pelo primeiro presidente, Prof. Milton de Macedo Munhoz, no dia 10 de julho de 1958. O Dr. François fez a sua inscrição no dia 20 de agosto. A comunicação do falecimento dele foi feito ao CRM-PR por um de seus netos, Giuliano Gheur, que exaltou a carreira de dedicação ética do profissional.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios