08/05/2021

Pesar: Dr. Helin Teologides Barbery, um dos médicos pioneiros de Cruzeiro do Oeste

Natural da Bolívia, concentrou toda a sua carreira profissional no Paraná. Estrava prestes a completar 83 anos de idade e 57 de formado. Enfrentava problemas de saúde e já estava aposentado

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Helin Teologides Barbery (CRMPR 1.482), um dos pioneiros de Cruzeiro do Oeste, onde esteve atuando por mais de três décadas. O médico, de 83 anos incompletos e quase 57 de formado, faleceu na sexta-feira (7 de maio) em sua residência. Vinha enfrentando problemas de saúde há alguns anos e estava bastante debilitado. Foi casado com a Sra. Tereza Vieira Teologides e deixa ainda dois filhos e netos. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Helin era natural da Bolívia. (Foto: Arquivo)

Natural da Bolívia, onde nasceu em 30 de agosto de 1937, ele se formou pela Universidade de Santa Cruz e revalidou seu diploma pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1963. Inscreveu-se no Conselho de Medicina em setembro de 1964. Iniciou suas atividades profissionais no Sudoeste do Paraná, tendo atuado em Santo Antônio do Sudoeste e em Pranchita, onde fundou os hospitais Militar e Santa Rosa.

Após um período, o Dr. Helin seguiu para Cruzeiro do Oeste, onde atuou no Hospital Santa Terezinha, tendo destacado papel junto à comunidade, com o que foi distingiuido com o título de Cidadão Honorário. Ainda em 2013, recebeu da Câmara Municipal “Moção de Aplausos” pelos relevantes serviços prestados à toda comunidade.

Médico generalista e muito respeitado profissionalmente, o médico ainda teve destacado papel social. Foi um dos fundadores do Lions Club, governador do Distrito Leonístico 6 e diretor da Acopa (Associação dos Criadores do Oeste do Paraná), entidade que organizava as feiras exposições. Ainda era Cidadão Honorário de Pranchita (1980), além de Cruzeiro do Oeste.

A trajetória do Dr. Helin sempre foi acompanhada de perto pelo amigo e conterrâneo Dr. Pio Luna Quisbert (CRM-PR 2.417), que também teve sua titulação confirmada pela UFPR e concentrou sua carreira em Cruzeiro do Oeste. O Dr. Pio faleceu em dezembro de 2020, vítima de Covid-19. Tinha 83 anos de idade.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios