03/06/2022

Pesar: Dr. João Maria Mendes de Lima, primeiro cidadão pinhãoense a se formar em Medicina

Tinha 78 anos de idade e 52 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná. Concentrou toda sua vida profissional na cidade de origem, na região de Guarapuava

clique para ampliarclique para ampliarDr. João, quando da homenagem na Câmara, em 2019. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. João Maria Mendes de Lima (CRM-PR 2.765), o primeiro cidadão pinhãoense a se tornar médico. Ele tinha 78 anos de idade e 52 de formação pela Universidade Federal do Paraná. Internado dia 27 de maio no Hospital São Vicente, de Guarapuava, devido a problemas respiratórios, o Dr. João Maria faleceu no dia 1° de junho. O corpo foi velado na capela municipal e o sepultamento ocorreu na manhã deste dia 2 de junho no Cemitério Municipal de Pinhão.

Inúmeras manifestações de solidariedade e pesar foram registradas na comunidade pinhãoense, inclusive da Prefeitura e da Câmara Municipal. O médico deixou três filhos: Rodrigo, Rodriane e Maria Gabriela e uma legião de amigos. Em 9 de dezembro de 2019, na última sessão ordinária do legislativo municipal, o Dr. João Maria foi homenageado, recebendo o título de Cidadão Benemérito de Pinhão, cidade do Centro-Oeste onde nasceu em 23 de novembro de 1943.

Depois de se formar em 17 de dezembro de 1969 pela UFPR, o Dr. João Maria retornou à cidade natal, tendo atuado como médico do serviço público federal e também municipal. Estava registrado no CRM-PR desde 9 de novembro de 1970. O município de Pinhão foi foi fundado em 15 de dezembro de 1964, deixando de ser distrito de Guarapuava.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios