07/04/2021

Pesar: Dr. Jorge Kinjiro Okano, pioneiro de Toledo e fundador do Hospital Bom Jesus

Mais uma vítima da Covid-19, gineco-obstetra tinha 74 anos de idade e mais de 50 de formação pela UFPR. Ele foi vereador e recebeu cidadania honorária da cidade

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do ginecologista e obstetra Jorge Kinjiro Okano (CRM-PR 2.793), um dos fundadores do Hospital Bom Jesus, de Toledo, cidade onde também exerceu mandato de vereador e era cidadão honorário. Estava internado na unidade hospitalar que ajudou a construir e foi mais uma vítima da Covid-19. Faleceu na noite desta segunda-feira, 5 de abril. Tinha 74 anos de idade e mais de 50 de formação em Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jorge Okano era natural de Assaí. (Foto: Arquivo)

O Dr. Jorge Okano deixou a esposa Nair e três filhos, todos médicos e com atuação em Toledo: Dra. Anna Claudia Okano (CRM-PR 25.060), registrada no Conselho desde 2008; Dra. Michele Okano Anzanello (CRM-PR 23.067), registrada em 2006; e Dr. Sandro Jorge Yulkei Okano (CRM-PR 19.811), registrado desde 2003 e que é especialista em Psiquiatria. O Dr. Jorge deixou ainda genros, nora, seis netos, irmãos e cunhados. As condolências aos familiares e amigos.

Natural de Assaí (PR), onde nasceu em 3 de janeiro de 1947, o Dr. Jorge formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1970. Radicou-se em Toledo logo após formar-se e, juntamente com o amigo e colega de turma Dr. Torao Takada (CRM-PR 2.861), fundou o hospital, inicialmente com nome de Casa de Saúde de Toledo, mais tarde transformada em instituição filantrópica.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Jorge foi mais uma vítima da Covid-19. (Foto: Arquivo)

Eleito vereador em 1992, exerceu o mandato de 1993 a 1996, tendo no período doado o seu salário para entidades assistenciais do município. Chegou a ocupar a 2ª vice-presidência da casa legislativa. O pioneiro, em reconhecimento por trabalho social e contribuição ao desenvolvimento socioeconômico de Toledo, recebeu em 2000 o título de cidadão honorário.

Na sessão da câmara municipal realizada em seguida à morte do Dr. Jorge, ele mereceu especial homenagem daquela casa. O presidente da Câmara, Leoclides Bisongin, lamentou a perda, destacando o papel agregador do médico e ex-vereador.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios