04/12/2020

Pesar: Dr. Marco Aurélio Lopes Gamborgi, ex-presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica

Ele tinha 57 anos e 32 de atividade médica; faleceu em hospital de Curitiba na tarde desta sexta-feira (4) devido a complicações por causa da Covid-19. É o 21.º médico paranaense vitimado pela doença

clique para ampliarclique para ampliarDr. Marco Gamborgi. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Dr. Marco Aurélio Lopes Gamborgi, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional do Paraná, na gestão 2014-2015, e também voluntário e presidente do Conselho Multidisciplinar da ONG Operação Sorriso do Brasil. Filho do gineco-obstetra Vilson José de Castro Gamborgi, o Dr. Marco Aurélio tinha 57 anos e foi mais uma vítima da Covid-19. Estava internado no Hospital Onix, em Curitiba, onde faleceu na tarde desta sexta-feira (4) devido a complicações da doença. Sua morte eleva para 21 o número de médicos paranaenses vitimados. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. Deixa viúva Lorena Oliveira Pinto Gamborgi e três filhos. A despedida vai ocorrer na tarde deste sábado (5), no Cemitério Parque Iguaçu, em cerimônia restrita, às 14h. Detalhes sobre o velório na capela, antes, não foram ainda indicados.

Natural de Lages (SC), onde nasceu em 17 de maio de 1963, o Dr. Marco formou-se em janeiro de 1989 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Registrou-se em março de 1989 no Conselho de Medicina do Paraná, obtendo o n.º 11.495. Em junho de 2005 tamb[em se registrou no CRM de Santa Catarina, com o número 6865, e em agosto de 2016 inscreveu-se no Conselho do Pará (CRM-PA 13.305), para desenvolvimento de ações de voluntariado no Amazonas.

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), era reconhecido por seu trabalho na área de fissuras lábio palatais, com aproximadamente 10 mil cirurgias realizadas, sendo desde 1992 cirurgião plástico do Caif (Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal), de Curitiba. Também foi cirurgião plástico do Centrinho Prefeito Luiz Gomes, de Joinville (SC), atividade que se iniciou em 2005.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Vilson e Dr. Marco, na homenagem há 10 anos. (Foto: Arquivo)

O Dr. Marco Aurélio é um dos filhos do também médico Dr. Vilson José de Castro Gamborgi (CRM-PR 1060), tendo sido o responsável pela entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional na solenidade do Dia do Médico de 2010, quando o pai completou o Jubileu de Ouro. O Dr. Vilson foi conselheiro do CRM-PR na gestão 1973-1978. Fundador do Hospital e Maternidade Santa Felicidade, o Dr. Vilson também foi dirigente das entidades representativas dos hospitais e um dos fundadores da Fehospar (Federação dos Hospitais do Paraná).

O presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica, Alfredo Duarte, lamentou a perda do colega e antecessor. Também a presidente da Sociedade Paranaense de Pediatra, Kerstin Taniguchi Abagge, emitiu nota de pesar e exaltou a parceria com o Dr. Marco em eventos conjuntos das especialidades. O Hospital Infantil Pequeno Príncipe, onde ele também realizava cirurgias, emitiu nota de pesar e assinalou que "o profissional atendeu por mais de dez anos no Pequeno Príncipe, com destaque em cirurgias voltadas às crianças com fissuras labiopalatais."

Ex-presidente do CRM-PR e também ex-presidente da Sociedade de Pediatria, o Dr. Wilmar Mendonça Guimarães acompanhou parte da carreira profissional e as ações de voluntariado do Dr. Marco Aurélio. Registrou ele: "Todos estamos consternados com a morte do Dr. Marco Aurélio. Fez tanta diferença na vida de tantas pessoas, trouxe sorrisos para pessoas tristes, embelezou as faces e o espírito das crianças. Acalentou os corações de quem sofria com deformidade, restituindo-lhes a felicidade. Temos orgulho de ser um de seus colegas de profissão, pela proficiência que dedicou no exercício dela."

Esta semana a medicina paranaense já tinha perdido o pediatra George Karam, 57 anos, também vítima de Covid-19. Com atuação por mais de três décadas na região de Guarapuava, o pediatra foi internado em hospital local e depois transferido para Florianópolis (SC), onde acabou falecendo.

Confira aqui a relação de médicos paranaenses anteriormente falecidos por causa da Covid-19.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios