22/09/2021

Pesar: Dr. Nelson Kiyoshi Haragushiku, o 7° médico a perder a vida pela Covid-19 em setembro no PR

Gineco-obstetra tinha 68 anos de idade e 44 de formação, com atuação em Campina da Lagoa, Campina da Lagoa e Altamira do Paraná, que decretou luto de três. Deixa dois irmãos e dois sobrinhos médicos

OBITUÁRIO DO PORTAL DO CRM-PR.

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Nelson Kiyoshi Haragushiku (CRM-PR 5.975), ocorrido na terça-feira (21) na Central Hospitalar de Campo Mourão, onde sofreu parada cardiorrespiratória. Estava internado havia alguns dias na UTI devido a complicações pela Covid-19, elevando assim para 336 as mortes em Campo Mourão por causa da doença e, ainda, para sete o número de médicos que perderam a vida no Paraná somente em setembro. Desde o início da pandemia, o total de médicos que foram a óbito já soma quase uma centena.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Nelson ia completar 69 anos. (Foto: Arquivo)

O Dr. Nelson Kiyoshi Haragushiku tinha 68 anos de idade (ia completar 69 em outubro) e 44 de formação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (dezembro de 1977). Era especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Atuava há mais de 15 anos no município de Campina da Lagoa e, também, atendia em Altamira do Paraná e na unidade de saúde da Vila Urupês, em Campo Mourão, cidade onde mantinha atualmente o seu domicílio.

Natural de Presidente Prudente (SP), onde nasceu em 16 de outubro de 1952, o Dr. Nelson concentrou toda carreira profissional no Paraná, inicialmente em Curitiba e depois no interior. Era irmão dos também médicos Jorge Tetsuo Haragushiku (CRM-PR 4.336), pediatra com mais de 46 anos de formação médica e atuação em Curitiba, e Nilton Haragushiku (CRM-PR 9.652, CRM-RJ 413.542 e CRM-MT 1.826), especialista em medicina do trabalho e do tráfego, com 38 de formação e que atua em Lucas de Rio Verde (MT) desde 1986. O Dr. Nelson também era tio dos médicos Eder Yukio Haragushiku (CRM-PR 46.127), filho do Dr. Nilton e hoje residindo em Porto Alegre, e de Hugo Aihara Haragushiku (CRM-PR 26.609), filho do Dr. Jorge e com atuação em Curitiba.

A morte do gineco-obstetra causou grande comoção na região do interior do Estado onde ele atuava e também na Capital, com inúmeras manifestações de pesar e solidariedade. A prefeitura de Altamira do Paraná decretou luto oficial de três dias “em virtude do falecimento do servidor municipal Dr. Nelson. Nossas sinceras condolências à família e aos amigos. Que Deus conforte o coração de cada um de nós.”

clique para ampliarclique para ampliarDr. Nelson, na formatura. (Foto: Arquivo)

O hospital onde ele trabalhou, em Campina da Lagoa, emitiu a seguinte nota: “Infelizmente, acabamos de receber a notícia que o nosso guerreiro Dr. Nelson nos deixou por conta da Covid-19. Um dia muito triste para todos aqueles que convivia com ele e para os seus pacientes. Um ser humano incrível que por onde passava deixava as pessoas mais felizes com suas brincadeiras e o seu jeito carinho. Obrigado por tudo Dr.”

EX-presidente do CRM-PR e da Sogipa, e também ex-professor do Dr. Nelson na Universidade Federal, o Dr. Hélcio Bertolozzi Soares registrou: “O Nelson foi aluno, residente, ativo no seu dia a dia, sempre com sorriso, e trabalhou por muito tempo na Maternidade Curitiba e, após casar-se, foi para o interior. Grande profissional e companheiro. Que Deus o tenha”. Outro colega reforçou: “Dr. Nelson, ginecologista, obstetra e médico da família em Campina Lagoa. Caráter humilde e humano, guerreiro, vencido pela Covid-19”.

Ao lamentar a perda de mais um colega pela doença, o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, também especialista em ginecologia e obstetrícia, destacou que o Dr. Nelson foi “grande amigo de consultório e de cirurgias no passado” e que também integrava o quadro de representantes do CRM-PR nos municípios de Campina da Lagoa, Juranda, Nova Cantu e Altamira do Paraná. Em nome da classe médica, o presidente do Conselho dirigiu suas condolências aos familiares e amigos do Dr. Nelson, citando o irmão Dr. Jorge, pediatra de suas filhas e amigo de longa data.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem de despedida dos colegas. (Foto: Reprodução)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios