12/08/2021

Pesar: Dra. Eliza Vieira Simioni, médica pioneira de Cascavel e primeira mulher eleita à vereança

Gineco-obstetra tinha quase 89 anos de idade e 65 de formada, tendo enfrentado os desafios de uma região paranaense em início de ocupação. Faleceu em hospital de São Paulo, onde estava residindo

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da gineco-obstetra Dra. Eliza Aparecida Vieira Simioni, médica pioneira de Cascavel e também a primeira mulher a exercer mandato na Câmara de Vereadores da cidade do Oeste do Estado. Perto de completar 89 anos de idade, ela faleceu durante a madrugada de 11 de agosto no Hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo, onde havia sido internada havia alguns dias. O sepultamento ocorreu naquele Estado, onde estava residindo atualmente. As condolências aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Eliza, quase 89 anos e 65 de formada. (Foto: Arquivo)

Filha de Maria e Luís Vieira, a Dra. Eliza Aparecida nasceu em 25 de setembro de 1932, em Itapetininga (SP). Formou-se pela Escola de Medicina de São Paulo (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) em dezembro de 1956. Depois de completar seus estudos de especialização, mudou-se para o Paraná, tendo se registrado no CRM-PR em agosto de 1967. Após iniciar as atividades em Curitiba, decidiu fazer carreira no interior do Estado, que enfrentava desabastecimento assistencial. Optou por Cascavel, onde exerceu também forte liderança junto às comunidade e se engajou em causas sociais, inclusive atendendo gratuitamente as mulheres da área rural.

Elegeu-se vereadora já em sua primeira incursão política, obtendo 659 votos para exercer o mandato de 1969 a 1972. Posteriormente retornou ao Estado de origem e se registrou no CRM-SO sob o número 16.386. A notícia da morte da médica teve grande repercussão na cidade do Oeste, com inúmeras manifestações de solidariedade, incluindo a Associação Médica de Cascavel, Câmara Municipal e Prefeitura.

Em artigo publicado em 2016, pelo jornalista e escritor Alceu Sperança, pode-se avaliar um pouco da trajetória da médica: “A Dra. Eliza Aparecida Vieira Simioni não foi apenas a primeira profissional de saúde de nível superior a atuar na região de Cascavel. Ela também foi a primeira mulher a assumir a linha de frente da luta política, a primeira vereadora cascavelense e só não chegou a ser a primeira prefeita de Cascavel porque a discriminação reinante na década de 1960 — aliás, ainda hoje reinante — estrangulava os partidos políticos e alijava a mulher de uma candidatura, principalmente porque havia apenas dois partidos: Arena e MDB. Lutava incansavelmente contra os interesses que tentavam contrariar sua defesa da mulher e dos carentes exercida, sobretudo, por uma dedicação exclusiva à profissão e à caridade.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios