23/05/2022

Pesar: Drs. Antonio Godinho Machado, de Maringá, e Ilson Carlos Schüler, de Curitiba

Dr. Antonio tinha 87 anos de idade e 62 de formação, tendo atuado também no MS; o Dr. Ilson, com 92 anos e 65 de formação pela UFPR, era casado com a colega de turma Dra. Neyde, com quem atuou em SC

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento dos médicos Antonio Godinho Machado (CRM-PR 992), de Maringá, e Ilson Carlos Schüler (CRM-PR 4.770), de Curitiba e que também atuou por década e meia em Santa Catarina no início da carreira. Ambos já tinham sido condecorados com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, comenda conferida pelo Conselho aos médicos que completam 50 anos de formados e são exemplos à atividade.

O Dr. Antonio Godinho Machado tinha 87 anos de idade e 62 de formação médica. Faleceu na sexta-feira (20) e foi sepultado na tarde desabado (21) no Cemitério Municipal de Maringá. O Dr. Ilson Carlos Schüler tinha 92 anos de idade e quase 65 de formação em Medicina. Faleceu no sábado (21) em sua residência, em Curitiba. O corpo foi velado na capela do Jardim da Saudade, também na Capital, onde ocorreu a despedida. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Dr. Antonio Godinho Machado

clique para ampliarclique para ampliarDr. Antonio Godinho Machado. (Foto: CRM-PR)

Natural de São José de Ubá (RJ), onde nasceu em 16 de janeiro de 1935, o Dr. Antonio Machado formou-se em 11 de maio de 1960 pela Universidade Federal Fluminense. Registrou-se no Conselho de Medicina do Paraná em janeiro de 1961, quando iniciou suas atividades no Estado, em Maringá. Foi chefe da 15ª Regional de Saúde e atuou em vários serviços locais.

Em janeiro de 2004, o Dr. Antonio Machado também se registrou no Conselho de Medicina do Mato Grosso do Sul (n° 4.496). Atuou por aproximadamente 15 anos em Paranhos (MS), município que decretou luto de três dias. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, daquela cidade, ele atendia os munícipes e também pacientes procedentes de Ypehú, no Paraguai.

Em 2010, em meios aos festejos do Dia do Médico, ele foi homenageado com o Diploma de Mérito Ético, entregue pelo então conselheiro Alexandre Gustavo Bley. O Dr. Antonio deixa um filho médico, o Dr. Antonio Godinho Machado Filho (CRM-PR 17.037), especialista em Medicina Legal e Medicina Legal e que atua em Maringá.

Dr. Ilson Carlos Schüler

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ilson Carlos Schüler. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Ilson era natural de Marcelino Ramos (RS), onde nasceu em 26 de abril de 1930. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1957. Registrou-se inicialmente no Conselho de Medicina de Santa Catarina, em janeiro de 1961, obtendo o número 292. O início de sua carreira foi na região das cidades catarinenses Tubarão, Braço do Norte e Criciúma, ao lado da esposa também médica, a Dra. Neyde Luzia Valente Schüler (CRM-SC 348), formada pela mesma turma da UFPR de 1957. Em 2007, ao completar 50 anos de formado, o Dr. Ilson e a esposa receberam o Diploma de Mérito Ético pelo histórico exemplar. Coube ao então conselheiro Mário Stival fazer a entrega da comenda.

O casal se registrou no Conselho do Paraná no início de 1976, quando concentrou suas atividades em Curitiba. Veículos da comunicação de cidades catarinenses repercutiram a triste notícia da morte do médico, anunciada nas redes sociais pelos filhos Maria da Graça Valente Schüler e Maurício Luiz Valente Schuler. “Família enlutada comunica que nosso, pai, avô e bisavô, faleceu às 8h da manhã deste sábado. Gratidão por tanto amor pela humanidade, gratidão por me ensinar tanto. Até breve”, despede-se Maria da Graça. Outras pessoas da convivência também prestaram homenagem. “Foi um ser humano de extrema sabedoria e grandes virtudes; salvou vidas e hoje cumpriu sua missão terrena. Meus sentimentos à toda família”, disse Luiz Carlos da Silva. Outra amiga despediu-se: “Meus sentimentos a toda a família. Que Deus conforte a família e amigos. Era um grande homem e um ótimo médico. Trabalhei 10 anos com ele no Hospital Santa Terezinha, em Braço do Norte”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios