22/09/2020

Pesar: Drs. João Francisco Cioccari, Celso Ariello e Fabio Massahiro Okuhara

Os três médicos faleceram em hospitais de Curitiba; Dr. Chico atuou por 46 anos na cidade de Verê, no Sudoeste, que decretou luto oficial de três dias; Dr. Celso foi vítima de Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento dos médicos João Francisco Cioccari (CRM-PR 3.922), Celso Ariello (7.231) e Fabio Massahiro Okuhara (11.701). Eles faleceram em hospitais de Curitiba neste início de semana. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Chico, um dos mais antigos de Verê, faleceu nesta terça (22). (Foto: Arquivo)

Conhecido por Dr. Chico, o médico João Francisco Cioccari era um dos mais antigos de Verê, município do Sudoeste Paranaense que decretou luto oficial de três dias, sendo que, na tarde desta terça-feira (22), todas as repartições públicas ficaram fechadas. Ele faleceu pela manhã no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, onde passou por cirurgia. Estava lutando contra um câncer. Tinha 75 anos de idade.

Formado em Medicina no início da década de 70, inscreveu-se inicialmente no Conselho de Medicina do Rio Grande do Sul, obtendo o número 6.240. Inscreveu-se no Paraná em julho de 1974, passando a atuar desde então em Verê. Foi servidor público em serviços essenciais e de emergência em saúde. O corpo será velado em cerimônia restrita na Capela do Cemitério Vertical e a despedida ocorre às 9h30 desta quarta (23). Era casado com D. Neli Cagnini Cioccari.

Especialista em ginecologia e obstetrícia, o Dr. Celso Ariello faleceu na manhã desta terça (22) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. Tinha 64 anos e era casado com a também médica Dra. Marilis da Costa Ariello. Formado em 1980, registrou-se no início do ano seguinte no Conselho, atuando em Curitiba. A despedida foi restrita a familiares na manhã desta quarta-feira (23) no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Celso em imagem postada por ex-paciente. (Foto: Reprodução.)

A morte do Dr. Celso teve grande repercussão nas redes sociais, com manifestações de dezenas de pessoas atendidas por ele ou admiradoras de seu trabalho. Muitos lamentaram mais uma perda pela Covid-19, que já vitimou mais de uma dezena de médicos no Paraná. "Fica aqui todo meu carinho e admiração. O mundo precisa de médicos assim, com sensibilidade, com empatia, com amor ao próximo. Meu coração está em pedaços. Descanse em paz; o céu está em festa, sua passagem aqui foi extraordinária. Que Deus conforte o coração da sua família", registrou uma ex-paciente.

Outra reforçou: "Meu coração hoje está em luto. Mais uma vítima do Covid, o querido Dr. Celso Ariello, um excelente ginecologista e obstetra. Esteve comigo no momento mais difícil da minha vida, Nunca vou esquecer suas palavras de conforto". E mais uma: "Dr. Celso será lembrado para sempre. Excelente médico, amigo e, além de obstetra, era um excelente psicólogo; cuidou da minha gravidez e da minha cabeça. O médico mais humano que já conheci... Com o coração partido, nos despedimos desse grande ser humano."

Na segunda-feira (21), faleceu no Hospital Cardiológico Costantini o Dr. Fabio Massahiro Okuhara, que era especialista em ortopedia e traumatologia. Tinha 58 anos de idade e era casado com Silviane Macuco. O corpo foi velado na Capela 3 do Cemitério do Água Verde e seguiu para o Crematório Vaticano na mesma data. Formado em 1988 pela Evangélica, ele se registrou no CRM-PR em maio de 1989. Atuou em hospitais do interior e nos últimos anos trabalhava em Curitiba.

Formado Paraná, atuação no MT

O médico ginecologista e obstetra Nelson Tanoue Hasegawa, de 71 anos, morreu nesta terça-feira (22) após complicações da Covid-19. Ele trabalhava em Lucas do Rio Verde, a 332 km de Cuiabá, mas estava internado em um hospital em São Paulo. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, lamentou a morte do médico. "Um pioneiro de nossa cidade, dr Nelson atuou durante muito anos na saúde de Lucas do Rio Verde, sempre ajudando a cuidar da nossa população com toda dedicação e competência. Um execelente profissional, responsável pelo nascimento de muitas crianças luverdenses".

De acordo com informações de amigos, o médico seguia internado já há um mês, lutando contra a doença, seguindo o tratamento primeiro em um hospital de Cuiabá e, depois, transferido para o Albert Einstein, em São Paulo, onde não resistiu e faleceu. Nelson deixa esposa, quatro filhos e netos.

Formado no Paraná, onde se registrou no CRM-PR em janeiro de 1976, recebeu o nº 4.680. Em janeiro de 1990 seguiu para o Mato Grosso, registrando-se com o nº 2.267. Um de seus filhos, Nelson Junior, formou-se em Medicina em Minas Gerais em 2004, tendo se transferido para o Mato Grosso em 2007.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios