25/02/2022

Pesar: Prof. Dr. Francisco de Paula Soares Filho, ex-presidente da Associação Médica do Paraná

Tinha 94 anos de idade e 71 de formação pela UFPR. Foi conselheiro do CRM-PR, presidente da Associação de Oftalmologia do Paraná e era membro da Academia Paranaense de Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Prof. Dr. Francisco de Paula Soares Filho (CRM-PR 364) ocorrido na noite de quinta-feira (24) no Hospital Pilar, em Curitiba. Ele tinha 94 anos de idade e 71 de formação pela Universidade Federal do Paraná, da qual foi livre-docente na cadeira de Oftalmologia, tendo ainda integrado o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Curitiba. Foi pioneiro no transplante de córnea no Paraná. A despedida ocorreu às 11h desta sexta-feira (25) no Cemitério Parque Iguaçu, na Capital, em cerimônia restrita à família.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Francisco, na homenagem na Alep, em 2017. (Foto: Arquivo)

Natural de Curitiba, onde nasceu em 25 de novembro de 1927, o Dr. Francisco de Paula Soares era membro da Academia Paranaense de Medicina. Formou-se em Medicina em dezembro de 1951 e, premiado pelo desempenho acadêmico, ganhou bolsa de estudos para se especializar no Hospital da Universidade do Leste, na Argentina. Foi conselheiro do CRM-PR no período de 1968 a 1973, tendo ocupado o cargo de 1° secretário. Foi presidente da Associação Médica do Paraná na gestão de 1975 a 1977, tendo ocupado outras funções diretoras em mandatos posteriores. Foi ainda presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, no período de 1964 a 1966. Ele foi um dos primeiros médicos a se inscrever no CRM-PR, em agosto de 1958.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Francisco de Paula, em foto da galeria de presidentes da AMP. (Foto: Arquivo)

O eminente médico e professor tinha em seu histórico importante desempenho em prol das causas médico-sociais. Na década de 1960, por exemplo, exerceu função de benemerência nos sertões do estado do Piauí. Em 2017, por ocasião da solenidade alusiva ao Dia do Médico na Assembleia Legislativa do Estado (confira AQUI), ele representou a categoria na homenagem e proferiu emocionante palestra. Lembrou de sua passagem como líder classista e destacou a necessidade de atenção à qualidade do ensino médico, sua bandeira desde o período que presidiu a AMP. Até pouco tempo atrás, antes da pandemia, o Dr. Francisco prestigiava as atividades da Academia de Medicina, que, nesta sexta-feira, também emitiu nota de pesar, a exemplo da Associação Médica.

Dr. Waldir Lenzi (CRM-PR 7.772)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná também registra com pesar o falecimento do médico Waldir Lenzi (CRM-PR 7.772), ocorrido na quinta-feira (24) no hospital da Santa Casa, em Curitiba. O corpo está sendo velado na capela 1 do Cemitério Municipal do Água Verde, com o sepultamento previsto para ocorrer nesta sexta (25) no Cemitério Jardim da Saudade. O médico tinha 73 anos de idade e 42 de formação pela Universidade Federal do Amazonas.

Nascido em 19 de maio de 1948, o Dr. Waldir veio para o Paraná no ano seguinte ao se formar, tendo se registrado no CRM-PR em dezembro de 1981. Atuou em Curitiba e outras cidades, como Rebouças. Nos últimos anos ainda exerceu a atividade no Mato Grosso e Pará. Tinha registros naqueles estados: CRM-MT 1.724 e CRM-PA 16.973. As condolências aos familiares e amigos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios