07/03/2022

Pesar: Prof. Luiz Felipe Paula Soares, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva

Prestes a completar 84 anos de idade e com mais de 59 anos de formação médica, ele tinha sido docente da UFPR de 1965 a 2001. Em 2012 havia recebido o Diploma de Mérito Ético no Jubileu de Ouro

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor Luiz Felipe Paula Soares (CRM-PR 1.365), ocorrido no domingo (6) no Instituto de Neurologia de Curitiba. O sepultamento ocorreu ao final da tarde ainda no domingo, no Cemitério Parque Iguaçu, na Capital. Estava prestes a completar 84 anos de idade e tinha 59 anos de formação pela Universidade Federa do Paraná, instituição da qual foi docente da disciplina de Gastroenterologia no período de 1965 a 2001, quando se aposentou.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Luiz Felipe e o conselheiro Lutero de Oliveira (dir.), em 2012. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Luiz Felipe descendia de tradicional família da capital paranaense, onde nasceu em 9 de maio de 1938. Após se formar em dezembro de 1962, especializou-se em Endoscopia Digestiva e Gastroenterologia. Um dos pioneiros nas especialidades no Paraná e no Brasil, foi um dos da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da qual foi presidente no período de 1994 a 1996, e também da Sobed-PR, instituição da qual foi presidente em dois mandatos, de 1980 a 1981 e de 1998 a 2000.

Na passagem do Dia do Médico de 2012, quando completou os 50 anos de formado com histórico ético exemplar, o Prof. Luiz Felipe Paula Soares foi homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Coube ao conselheiro Lutero Marques de Oliveira fazer a entrega da comenda.

O Dr. Luiz Felipe era filho do também médico e professor Francisco Paula Soares Neto (CRM-PR 618), um dos pioneiros do Conselho de Medicina, e sobrinho-neto do Prof. Francisco de Paula Soares Filho, recentemente falecido em Curitiba. Casado com a Elizabeth Kotsias, o Dr. Luiz Felipe deixa importante legado no fomento da ética e do conhecimento médico. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

A Universidade Federal do Paraná também emitiu nota de pesar pelo falecimento de seu ex-aluno e ex-professor. A Somed Estadual do Paraná também se alinhou ao luto e sua diretoria emitiu nota “lamentando o falecimento do nosso querido Luiz Felipel ex-presidente”. Nossa homenagem a essa pessoa encantadora, que deixará saudades a todos os Sobedianos”.

Nas redes sociais, o familiar Mario de Paula Soares Filho registrou: “Hoje, o Felipe nos deixou para se encontrar na bocamaldita celeste com seu grupo de bate-papo, como sempre era feito aos domingos pela manhã. Hoje vai ter festa no Céu! Meu tio Felipe, o Luiz Felipe de Paula Soares, com seu espírito jovem terá muitas histórias para atualizar com seus irmãos, Raimundo, Chico, Mario e Caito, e suas irmãs Helena, Aurinha, Berenisse e Andreia. Fica aqui a saudade com todos nós, seus amigos e de todos que participam desta grande família Paula Soares.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios