17/11/2021

Pesar: cirurgião pediátrico Adilson Pessoa Corpa, também vice-prefeito de Goioerê

Sofreu acidente dia 4 de outubro na garagem de sua residência, prensado pelo próprio veículo. Formado há 49 anos, tinha vários médicos na família, incluindo os irmãos Marcos e Antonio Corpa Neto. Despedida ocorreu nesta quarta (17)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do cirurgião pediátrico Adilson Pessoa Corpa (CRM-PR 5.545), também vice-prefeito de Goioerê, cidade do Noroeste paranaense onde estava radicado desde os anos 1970. Tinha 73 anos de idade e 49 de formação médica, grande parte dessa jornada dedicada a moradores de Goioerê e cidades vizinhas.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Adilson, com a família. (Foto: Arquivo)

O Dr. Adilson faleceu na madrugada de terça-feira (16) no Hospital Paraná, em Maringá. Teve complicações e infecção generalizada em decorrência de acidente que sofreu na noite de 4 de outubro, em sua residência. Na ocasião, ao chegar com sua camioneta na garagem, desceu para tentar evitar que o cachorrinho da família saísse pelo portão. O veículo, que estava ainda com o motor ligado, acabou se movimentando pela rampa e prensando o médico contra um pilar.

O Dr. Adilson foi atendido inicialmente no pronto atendimento da Santa Casa de Goioerê e depois transferido para Santa Casa de Campo Mourão para ser submetido cirurgia de emergência. Devido à gravidade do caso, foi transferido para Maringá e passou por vários procedimentos e chegou a apresentar período de boa recuperação. 

Após o falecimento, o corpo foi trasladado para Goioerê para ser velado, já no início da noite de terça-feira (16) no Ginásio Dez de Agosto, no Jardim Lindóia. Ocorreram várias homenagens, inclusive com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. O sepultamento ocorreu no final da manhã desta quarta no Cemitério Municipal, depois de cortejo que seguiu pelas ruas centrais em veículo da funerária, escoltado pelo caminhão do corpo de bombeiros, que levou as muitas coroas de flores. O caixão foi coberto com bandeiras de Goioerê e do Rotary local, do qual foi presidente. A Apae local, à qual muito se dedicou, também lhe prestou reverência.

O município decretou luto oficial de três dias. Houve ainda homenagens em municípios vizinhos onde o médico atuou, como Rancho Alegre do Oeste, Quarto Centenário e Campo Mourão. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

A notícia do falecimento foi compartilhada pelo prefeito Betinho Lima (PSD) nas redes sociais, gerando grande comoção entre a população local, atestando o respeito ao médico e também gestor do município, ele que foi eleito vice-prefeito pelo Podemos. Publicou o atual chefe do executivo: “Dr. Adilson Pessoa Corpa deixa um grande legado na medicina de Goioerê e passa a ocupar um lugar na história do nosso município. Que Deus possa confortar Dona Silvia, Mariana, Guilherme e familiares!”. 

Natural de Caconde (SP), onde nasceu em 2 de maio de 1948, o Dr. Adilson formou-se em dezembro de 1972 pelo Campus Curitiba da Católica do Paraná. Foi fazer especialização em São Paulo, registrando-se assim no Conselho de Medicina daquele estado. Em 1977 foi se instalar em Goioerê. O seu irmão Marcos Corpa, que se formou um ano depois dele pela Federal do Paraná, chegou um pouco antes no interior do Paraná, em 1976. O irmão mais novo, Antonio Corpa Neto, radiologista como o Dr. Marcos, registrou-se primeiro no Conselho de São Paulo, depois Paraná e, em seguida, Rio Grande do Norte. Vários outros membros da família seguiram a Medicina, como primos e sobrinhos, dentre eles os três filhos do Dr. Marcos.

Confira AQUI reportagem especial do jornal Tribuna da Região.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios