18/02/2021

Pesar com falecimento do urologista e professor Fernando Lorenzini (CRM-PR 11.391)

Natural de Joaçaba (SC), ele recém tinha completado 64 anos de idade e avançava para 39 de formação médica. Era mestre e doutor em clínica médica, tinha formação em engenharia civil e mestrado em engenharia elétrica

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico urologista e professor Fernando Lorenzini (CRM-PR 11.391), ocorrido nesta quarta-feira (17) em Curitiba, onde residia e atuava. Natural de Joaçaba (SC), ele tinha completado 64 anos de idade no último domingo (14) e estava alcançando 39 anos de profissão médica. O corpo será velado na tarde desta quinta-feira (18), a partir das 16h30, na capela 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A despedida ocorre às 20h no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. Ele era pai da também médica Mariane Simonato Lorenzini (CRM-SC 28.492), com atuação em Joinville (SC).

O Dr. Fernando Lorenzini formou-se em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em julho de 1982. Estava inscrito no Conselho do Paraná desde novembro de 1988. Também tinha graduação em engenharia civil e mestrado em engenharia elétrica. Tinha doutorado em clínica cirúrgica pela UFPR e mestrado pela Federal de Santa Catarina, além de título de especialidade em urologia. Teve o primeiro registro no CRM-SC, sob o número 3.326, e depois no Distrito Federal, número 7.373.

O médico integrou o Serviço de Urologia do Hospital de Clínicas da UFPR outubro de 1992 até fevereiro de 2017. Foi professor substituto/assistente da Disciplina de Urologia da Universidade Federal do Paraná e integrou bancas examinadoras de teses de mestrado e doutorado. Palestrante e professor convidado de grande número de eventos científicos, teve ainda participação em muitos artigos científicos.

A morte do conceituado profissional foi lamentada no meio médico, especialmente entre os seus colegas de especialidade. A Sociedade Brasileira de Urologia, Seção do Paraná, registrou pesar. O conselheiro Thadeu Brenny Filho, coordenador da Câmara Técnica de Urologia e colega do Dr. Fernando em muitos eventos científicos, destacou o histórico e competência do colega, ressaltando ser uma grande perda para a medicina paranaense.

O Dr. Eduardo Zanchet, também colega urologista, registrou mensagem de despedida: “Um Grande Amigo se foi... Uma personalidade inigualável. Lorenzini, engenheiro civil e médico. Sujeito de grande inteligência que sempre estava pensando um passo à frente. Dizia que veio do interior de SC, da roça... Era filho de agricultores e teve que muito se esforçar para conseguir trilhar o caminho do sucesso. Que conseguiu. Era querido pelos pacientes e colegas, reconhecido pelos pares na Andrologia. Convivi longamente com o Lorenzini. Muitos anos, muitos sábados operando, cirurgias longas; muito longas, mas sempre perfeitas. Sempre a mesma rotina, cirurgia e depois um almoço na Pizza Hut. E um ótimo papo. Difícil compreender (...), pois era um guerreiro, um aguerrido lutador pela vida. Desde cedo pelejava contra a deterioração da função renal. Restrições de contato e alimentação tinham origem nisso. Fará muita falta. Que tenha a paz merecida.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios