20/02/2020

Pesar: falecimento do Dr. Itamar Carlos Gobbato, especialista em Clínica Médica e Gastroenterologia

Formado em 1983 pela Universidade Federal do Paraná, estava atuando desde 1987 em Toledo, onde faleceu. Lutava contra um câncer. Deixa esposa e dois filhos

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Itamar Carlos Gobbato (CRM-PR 8.862), ocorrido no dia 17 de fevereiro (2020), em Toledo, onde residia e trabalhava desde 1987. O médico tinha 37 anos de formado pela Universidade Federal do Paraná e era especialista em Clínica Médica e Gastroenterologia. Estava registrado desde janeiro de 1984 no Conselho.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Itamar. (Foto: Arquivo)

O Dr. Itamar Gobbato vinha lutando contra um câncer e não resistiu. O corpo foi velado na Cripta da Catedral de Toledo e o sepultamento ocorreu em Pato Branco. Deixa viúva Graziela e os filhos Itamar Junior e Giuliano Gobbato. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

O médico tinha ido residir em Toledo a convite do Dr. Adolpho Dall’Oglio, iniciando sua jornada nas Clínicas Dall’Oglio/HCO.

Ao completar um ano de sua morte, a revista Vida Saúde prestou homenagem, com texto “Um legado”.

Confira:

“A história da humanidade é composta pelas ações que ao longo do tempo deixam marcas Indeléveis.

ITAMAR, caracterizou-se por uma visão de mundo descomplicado, pessoa de presença marcante, do tipo que olha nos olhos durante uma consulta, buscando demonstrar que a medicina verdadeira, é aquela que é exercida com muito amor à profissão, como um verdadeiro sacerdócio, que presta um atendimento digno, respeitoso e principalmente muito humano.

Traçou parâmetros para sua conduta, onde o Amor e o Respeito foram eleitos como ferramentas incondicionais e indispensáveis para bem conduzir seus passos.

Exemplificou isso de maneira indistinta, sem preconceito de ordem alguma. Tratava seus pacientes de maneira igualitária. Dirigia-se às pessoas simples, dando-lhes a certeza e segurança de que a ele podiam recorrer e contar.

Como Pai, foi um exemplo a ser seguido. Sempre trazendo à reflexão que somos responsáveis e respondemos pelas escolhas feitas em nossas vidas.

Por essa razão, foi um referencial de vida principalmente para sua família. Foi nosso amparo nos momentos de dor e provações, esteve conosco nos dias de conquistas e alegrias, igualmente nas horas de crises morais, como se fosse um pastor que cuida de suas ovelhas.

Agora o Dr. Itamar Comunga com o PAI. Não o Esqueçamos.”

A publicação registrou ainda várias manifestações de respeito e solidariedade:

Dr. Nilson Fabris: “Fico feliz por, em nome da Associação Médica de Toledo, poder prestar essa homenagem, mais que um grande médico, uma pessoa com coração enorme, como sua vontade em ajudar o próximo”.

Dr. Adolpho Dall’Oglio: “Colega e amigo exemplar, opiniões firmes e corretas. Sempre preocupado com sua família e a medicina, saudades”.

Dra. Simone Dall’Oglio Furlan: “Dr Itamar!!! Sem palavras, sempre boa energia e muito trabalho”.

Dra. Vania Sarquis: “Ao pensar no Itamar, me vem na cabeça a imagem de uma pessoa que me transmitia essas três virtudes: simpatia, tranquilidade e paciência”.

Dr. Hildegard: “Itamar ao nível terráqueo: lutador incansável; dedicação total aos pacientes, ótimo amigo. A nível espiritual: não o conhecia, mas, baseado nas virtudes acima descritas (e muitas outras mais), deve estar em um ótimo lugar”.

Dr. Gilberto Gehlen: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, é onde você está. O que mais marcou nesses mais de 30 anos de convívio foi sua simplicidade. Descanse em paz e boa pescaria”.

Dr. Sergio Campagnolo: “Uma pequena homenagem para um grande homem. Profissional ético, carismático e de grande sensibilidade, que muito contribuiu para a saúde da nossa comunidade. Era uma figura ímpar, deixou um grande legado”.

Dr. Arlindo de Castro: “Dentre as muitas qualidades, duas se destacavam, a lealdade e a sinceridade, saudades”.

Dr. Arnaldo de Jesus: “Grande colega, companheiro e irmão, boas lembranças. Muitas tardes agradáveis na AMT. Falar do seu profissionalismo gastaria muitas páginas. Saudades do moço de White Duck”.

Dr. Valdecir Faé: “Além de grande competência técnica, tinha um caráter baseado nos preceitos da honestidade e simplicidade. De fácil convivência, amigo e parceiro, deixou uma grande lacuna na medicina de Toledo e nos corações de quem o conheceu. Foi um grande amigo, deixa saudades eterna”.

Dr. Cassio Brancher: “Grande ‘Dotoro’, amigo, parceiro, Irmão. Companheiro de horas maravilhosas, salvador profissional em vários momentos. Ao lado do Grande Arquiteto nos observa, Saudades eterna...”.

Dr. Torao Takada: “Foi um grande profissional, muito ético, excelente gastro e endoscopista. Foi um excelente companheiro de futebol, pescaria e de uma boa conversa”.

Dr. Eurico Marques: “Desde o momento em que o conheci, começamos uma amizade que perdurou até o fim. Durante esse período obtive grande respeito tanto por sua capacidade profissional e ética, bem como pelo ser humano que era. Saudades”.

Dr. Marcos Zanchetti: “As pessoas generosas não morrem, pairam em nossas lembranças. Serei sempre grato pela gentileza e simplicidade com que ele, juntamente com a família Patino, me abriram as portas do HCO. Que as portas do céu se abram da mesma forma. Fique com Deus, Dr Itamar!!!

Dr. Manoel J.de Oliveira: “Colorado fervoroso, em nossas conversas na sala dos médicos das Clinicas Dall’Oglio a discussão era futebol e as histórias de pescaria. Um excelente profissional e um grande companheiro”.

Dr. Carlos Patiño: “Foi uma honra ter convivido com um profissional dedicado, colega de grande senso ético, amigo de boas conversas e memoráveis pescarias. Foi um grande parceiro na nossa jornada”.

Dr. Raul Xavier: “Quantas saudades de você, meu irmão, sim, meu irmão por adoção! Irmandade essa devido a minha admiração pelo seu caráter integro, honestidade, dedicação a família, respeito ao seu paciente e amor a medicina, saudades. Ficou seu legado. Fique em paz! Certamente a sua nova morada estava precisando mais de você”.

Dr. José Olivo Zeni: “Um grande homem, uma pessoa formidável, ser humano incrível, colega extraordinário, colorado de fé, pescador raiz. Deixa muitas saudades meu grande amigo!

Dr. Marcos Dall’Oglio: “Itamar era uma pessoa iluminada, extremamente dedicado a sua profissão, um colega sempre presente, parceiro. Médico exemplar e, nas horas de lazer, um grande pescador. Saudades”.

Dr. John C. Franz: “Itamar foi meu primeiro Diretor clínico e, com o tempo, meu amigo, conselheiro, companheiro de pesca. A maior lição que guardo dele: tratar a todos com extrema educação e paciência. Saudades dele!”

Dr. Gelson Leonardi: “Foi numa dessas tardes de verão que o Dr Patiño me apresentou o Dr. Itamar. Iniciou neste dia uma grande amizade. Trabalhou como poucos mas, sempre sereno, respeitoso, competente. De origem gaúcha como eu, colorado como eu, vibramos juntos na conquista do mundial de 2006. Saudade deste querido colega, amigo, colorado. Até um dia na Querência Eterna”.

Dr. Ely B. de Carvalho: “Um grande colega de profissão, de grande visão clínica. Uma pessoa simples e solidária. Ótimo ‘pescador’ fazia uma parceria com o Dr Tomás Yoshida que nos rendia um convite para apreciarmos alguns peixes na AMT. Pessoas com espírito de solidariedade fazem muita falta nos dias atuais”.

Dr. Darci Kran: “Parece mentira mas, já se passou Um ano desde a fatídica partida do Itamar. Um amigo que deixou muita saudade. Hoje só lamento sua falta e, especialmente hoje, homenageio essa pessoa deslumbrante e inspiradora que ele sempre foi. E quando o assunto for tristeza, que o tempo continue passando sempre rápido. Descanse em paz!”

Dr Valdir S. Mochizuki: “Meu grande Irmão e amigo, como você está fazendo falta! Não só para mim, mas para a população de Toledo. Você partiu, mas continua presente em pensamento e orações. Aprendi muito com você, inclusive a pescar...ótimo pescador e parceiro. Saudade!”

Dr. Carlos Alberto Beltrame: “É com saudade que escrevo sobre um grande amigo que tive. Nos conhecemos no início do curso de medicina e estivemos juntos até o final da residência médica. Tempos difíceis aqueles, que deixaram muitas boas lembranças. Pessoa dócil, educada, de sorriso fácil, que a todos cativava. Mas o destino quis que ele partisse cedo!!! Esteja em paz irmão do coração! Quem sabe um dia possamos tomar aquela gelada que faltou!”

Sra. Margarida Carniel Beltrame: “Sempre que ele me vem à lembrança, repito uma das bem-aventuranças que tão bem o caracterizam ‘Felizes os mansos porque herdarão o Reino’. Com sua docilidade, temperança, serenidade, está colhendo os frutos que plantou! Deus o tenha em sua glória! Saudades!”

Dr. Jânio Barbosa: “Meu melhor amigo na faculdade, alegre, de bem com a vida, prestativo, dedicado aos amigos e aos estudos. Figura extraordinária, Nunca vou esquece-lo!”

Iris Leite: “Grande profissional, amigo de coração, você está fazendo muita falta. Saudades eterna!”.

Dr. Orley Campagnolo: “O que gostaria de destacar, não só quando fui presidente da AMT, foi sua assiduidade nas reuniões, sempre presente, sempre objetivo, ponderado e interessado em buscar a melhor solução para os problemas, pensando sempre no coletivo em primeiro lugar”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios