25/11/2022

Pesar: médico e professor Marcos Dias de Moura (CRM-PR 8.171), que atuava em Ribeirão Preto (SP)

Nascido e formado em Londrina (PR), o médico tinha 64 anos de idade e 41 de profissão. Há três décadas coordenou a equipe que realizou a primeira FIV (Fecundação In Vitro) em hospital público do país

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor Marcos Dias de Moura (CRM-PR 8.171 e CRM-SP 49.816), ocorrido na quarta-feira (24) em Ribeirão Preto (SP), cidade onde concentrou praticamente toda a sua carreira profissional e acadêmica. Tinha sido internado em hospital local para retirada de tumor no fígado e não resistiu. Tinha 64 anos de idade e 41 de formação pela Universidade Estadual de Londrina (PR).

Deixa a esposa Renata Maria Rebouças Moura, bioquímica, e os filhos Marcos Júnior, Raquel, Sofia, Henrique e Camilla. As condolências da classe médica brasileira aos familiares e amigos do Dr. Marcos Dias Moura, que era especialista em ginecologia e obstetrícia e era mestre, doutor e pós-doutor na área. Há três décadas, ele coordenou a equipe do Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto que realizou a primeira FIV (Fecundação In Vitro) em hospital público do país (o primeiro bebê de proveta do Brasil e América Latina, Anna Paula, nasceu em São José dos Pinhais, em 1984).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Marcos Moura. (Foto: Arquivo)

Natural de Londrina, onde nasceu em 15 de abril de 1958, o Dr. Marcos residiu e realizou parte de seus estudos em Maringá. De volta à cidade natal aos 18 anos, fez o terceirão e ingressou no curso de Medicina da UEL, obtendo o diploma em 9 de janeiro de 1982. Registrou-se no Conselho de Medicina do Paraná em maio do mesmo ano. Após concluir residência médica, em 1984 mudou-se para Ribeirão Preto (SP), onde passou a trabalhar como médico do Hospital de Clínicas, aprovado em concurso público. A partir de 1986 passou a lecionar no Campus da USP naquela cidade, onde permaneceu até 2000, tendo sido até diretor da faculdade de Medicina. Abriu a clínica particular, a Matrix, voltada à área de reprodução humana.

Após fazer pós-graduação, mestrado e doutorado, no período de 1993 a 1996 o Dr. Marcos fez pós-doutorado nos Estados Unidos. Foi membro do Cremesp e integrou a Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia e a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). Neste ano de 2022, o médico teve a oportunidade de conhecer o bebê gerado pela FIV e que colocou o HC de Ribeirão Preto em destaque pelo pioneirismo.

O Dr. Marcos era o quarto filho, de um total de onze, do casal Bento Dias de Moura e Albertina Silva de Moura. No período de pré-faculdade., chegou a lecionar química em um colégio londrinense para ajudar no custeio dos estudos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios