07/06/2022

Pesar: médico e professor Olival Ronald Leitão, fundador e ex-presidente da Sociedade de Endoscopia

Membro da Academia Paranaense de Medicina, ele tinha 84 anos de idade e mais de 60 de formação. Faleceu em Curitiba, onde concentrou toda vida profissional. Um dos filhos seguiu seus passos na Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico, pesquisador e professor Olival Ronald Leitão (CRM-PR 1.268), ocorrido nesta terça-feira (7) em Curitiba, cidade onde residia e concentrou toda a sua carreira profissional. Estava internado no Hospital Erasto Gaertner. Fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e membro da Academia Paranaense de Medicina, ele tinha 84 anos de idade e mais de 60 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná. 

clique para ampliarclique para ampliarDr. Olival e o filho, Dr. Marcelo, no Jubileu de Ouro. (Foto: Arquivo)

O corpo será velado das 10h30 às 15h desta quarta-feira (8) na capela 5 do Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, onde ocorrerá o sepultamento. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Olival, que deixa esposa Rejane de Fátima Bornancin, os filhos Cristina, Denise, Marcelo Bichels Leitão e ainda Alessandra, além de oito netos. A Sobed Nacional, a Academia de Medicina e Associação Médica, a exemplo do CRM-PR, também emitiram nota de pesar.

O filho do Dr. Olival também é médico. O Dr. Marcelo Bichels Leitão (CRM-PR 12.255) é especialista em clínica médica, cardiologia e medicina do esporte, tendo presidido de 2018 a 2020 a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Ele é casado com a endocrinologista Dra. Andressa Miguel Leitão (CRM-PR 12.023) e tem uma filha médica, a Dra. Júlia Miguel Leitão (CRM-PR 40.556). Das filhas do Dr. Olival, Cristina é procuradora do Estado e foi presidente da Associação Paranaense dos Procuradores; Denise é nutricionista e atua na Unimed Joinville (SC) e Alessandra é advogada.

O Dr. Olival Ronald Leitão nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 26 de dezembro de 1937. O pai, de origem pernambucana, havia sido transferido para a então Capital Federal por ser funcionário do Ministério da Agricultura. Então com pouco mais de dois anos Olival já estava residindo em Curitiba, num sobrado próximo à Praça Osório, centro da cidade, após nova remoção funcional do pai. Acabou sendo formando em Medicina em dezembro de 1961. Ele fez especializações em São Paulo e nos Estados Unidos. Registrou-se no CRM-PR março de 1963. Tinha títulos de especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Olival com a neta Júlia, também médica. (Foto: Arquivo)

O Dr. Olival foi professor adjunto e livre docente de Gastroenterologia, no Departamento de Clínica Médica da UFPR. Também foi professor titular de Clínica Médica na Faculdade Evangélica de Medicina. A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva nasceu em Curitiba no dia 25 de julho de 1975, tendo o médico e professor como um dos idealizadores. O Dr. Olival assumiria a presidência da Sociedade em 1986, cumprindo mandato até 1988/ Ainda foi secretário da Federação Brasileira de Gastroenterologia e presidente do Fapege (Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Gastroenterologia), da FBG.

clique para ampliarclique para ampliarMembro da Academia de Medicina. (Foto: Arquivo)

Amante dos esportes, especialmente os náuticos, o Dr. Olival era capitão amador da Marinha do Brasil e membro da Associação Brasileira de Vela de Cruzeiro. Velejar era um de seus hobbies preferidos, prática que mantinha até recentemente em companhia da esposa.

Em 2011, na passagem do Dia do Médico, o Dr. Olival foi homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de formado com histórico exemplar. Coube ao filho médico, Dr. Marcelo, fazer a entrega da comenda.

Em 2016, o médico e professor deu longo depoimento ao jornalista Luiz Renato Ribas, dentro do projeto "Memórias Paraná". No vídeo, que pode ser conferido AQUI, o Dr. Olival disse que se sentia realizado em sua vida, tendo destacado o aprendizado com muitos de seus professores, como o Dr. Gastão Pereira da Cunha, e com colegas de docência e profissão.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios