21/01/2024

Pesar: médico e professor Romeu Bertol, precursor da Estratégia de Medicina da Família no PR

Tinha 78 anos de idade e 50 de atuação profissional concentrada em Curitiba, onde faleceu neste sábado (20). Também foi conselheiro do CRM-PR por duas gestões, de 2003 a 2013

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor Romeu Bertol (CRM-PR 4.274), ocorrido neste sábado (20) em Curitiba, cidade onde residia e onde concentrou toda a sua carreira profissional de meio século. Tinha 78 anos de idade. Especialista em clínica médica, foi conselheiro do CRM-PR por duas gestões, de 2003 a 2013, tendo coordenado a Câmara Técnica de Medicina da Família e Comunidade. Descendente de tradicional família radicada em Pato Branco (PR), o Dr. Bertol teve papel preponderante na implantação da Estratégia de Medicina da Família no Paraná, tendo atuado por quase duas décadas junto à comunidade da Vila das Torres, na Capital. Dirigiu o Centro de Saúde da Prefeitura de Curitiba. No período estudantil, teve destacada atuação na luta pela democracia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Romeu Bertol. (Foto: Arquivo)

O médico faleceu em sua residência. Era nascido em Sarandi (RS), em 12 de dezembro de 1945. A despedida ocorre neste domingo (21). As condolências da classe médica aos familiares e amigos. Também no sábado a medicina paranaense tinha perdido outro renomado expoente, o cirurgião e professor Zacarias Alves de Souza Filho, igualmente com passagem marcante na história do Conselho de Medicina, onde atuou por 35 anos e chegou a exercer a vice-presidência.

O Dr. Romeu Bertol estava inscrito desde março de 1975 no CRM-PR. Neste ano (2024), seu nome consta da relação de homenageados com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro. Foram inúmeras manifestações de pesar e solidariedade com a notícia da morte do médico. O ex-governador Roberto Requião registrou em suas redes sociais o histórico de luta contra a ditadura militar: “Lastimo informar o falecimento do nosso grande amigo Romeu Bertol, integrante do grupo da geração 68 e um grande militante em defesa da democracia”. Outra pessoa registrou: “Um dia muito triste para todos nós! Dr. Romeu foi uma pessoa incrível, um ser humano especial!

As Residências Integradas de Medicina de Família e Comunidade Curitiba fez especial homenagem ao médico e professor, postando em seus canais nas redes sociais: “Dia de luto para a MFC do Paraná e do Brasil. O médico Romeu Bertol faleceu em sua casa hoje (20). Figura decisiva na implantação da Estratégia de Medicina de Família no Paraná, Romeu esteve nas tratativas iniciais em Toronto para a vinda dos professores que treinariam os primeiros médicos de família em Curitiba. Seu trabalho como superintendente da Secretaria Municipal de Saúde à época possibilitou a consolidação do PSF. A atuação de Romeu como Médico de Família nos últimos anos de carreira era o que mais lhe dava prazer. Clínico habilidoso, tinha um jeito particular de criar e manter o vínculo com a população da Vila das Torres, onde atuou por 19 anos. Sempre bem-humorado, sua presença deixava o ambiente de trabalho muito leve e descontraído. Embora possuísse muita experiência, portava-se sempre com muita humildade nos momentos de treinamento. Romeu Bertol é daquelas pessoas que deixam sua marca por onde passam, um exemplo a ser sempre lembrado.

O amigo médico Vagner Alcides reforçou: “Recebo a notícia triste da partida do meu camarada Dr. Romeu Bertol. Durante minha residência no SUS de Curitiba tive o privilégio de tê-lo como médico, amigo e conselheiro. E dois ufanistas por Pato Branco. Sua família dos pioneiros da cidade. Um profissional médico daqueles de mão cheia. Contribuiu na construção do sistema único de saúde da capital do estado como poucos. Foi uma honra dividir contigo sonhos e ideias e tê-lo em minha jornada”. Outro citou: “Cumpriu seu mister com luta, honradez e galhardia. Muito aprendi e dele recebi recebi, inumeros ensinamentos. Ele, enquanto diretor da recém-criada Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Nesse momento de passagem, meus sentimentos à família e diletos amigos. De minha parte, a eterna gartidão... Siga em paz velho guerreiro”.

Outra pessoa registrou: “Descanse em paz Dr. Romeu Bertol. A comunidade Vila das Torres de luto. Grande homem, grande profissional de saúde. Deus conforte todos da família”. “Com profundo pesar recebo a triste notícia do falecimento desse grande cidadão e amigo, Dr. Romeu Bertol. Um conselheiro em minha trajetória, ser humano ímpar de moral e fibra incontestável. Companheiro de muitas reivindicações de melhorias e políticas públicas e sociais na comunidade da Vila das Torres, em Curitiba. Deixou seu legado, sua marca de luta...”, complementou outro admirador.

Cardiologista

O CRM-PR também registra com pesar o falecimento da médica Mary Lucia Boeing (CRM-PR 12.390), ocorrido no último dia 16 de janeiro no Hospital Vita Batel, em Curitiba. Tinha 60 anos de idade e 37 de atuação em Medicina.

Era especialista em cardiologia e tinha atuado em serviços da Capital como Incor, Cardiocare, Hospital do Coração (do qual foi diretora técnica), Unimed, Hospital Santa Cruz e Fundação Municipal de Saúde de Curitiba. Era natural de Francisco Beltrão (PR). Nascida em 18 de abril de 1963, formou-se pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1986. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios