02/03/2022

Pesar: médicos Brasílio Vicente de Castro Filho, Eliza Pinheiro Machado e Adilson Oliveira Novak

O primeiro, filho do pioneiro Prof. Brasílio, concentrou toda sua carreira em S. José e recebeu em 2020 o Diploma pelo Jubileu de Ouro. A Dra. Eliza era cardiologista e o Dr. Adilson cirurgião do aparelho digestivo

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar os falecimentos dos médicos Adilson Oliveira Novak (CRM-PR 4.594), Brasílio Vicente de Castro Filho (2.816) e Eliza Pinheiro Machado (CRM-PR 13.335) ocorridos na Grande Curitiba durante o período prolongado do último fim de semana e carnaval. Também expressa seu pesar pelo falecimento do jovem acadêmico de Medicina Igor Ramos Bach, de 22 anos, vítima de acidente na residência de seus pais, no distrito de Santa Bárbara, município de Palmeira, na tarde de domingo (27). As condolências aos familiares e amigos.
clique para ampliarclique para ampliarDr. Vicente, com o filho, recebendo o Diploma de Mérito Ético em 2020. (Foto: Arquivo)

O Dr. Brasílio Vicente de Castro Filho tinha 76 anos de idade e mais de 51 de formação médica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Faleceu na segunda-feira (28) em sua residência, em São José dos Pinhais, cidade da Grande Curitiba onde concentrou toda a sua carreira profissional. O velório ocorreu na Capela Esmeralda, da Vaticano, com a despedida ocorrendo na terça-feira (1°) no Crematório em Almirante Tamandaré. Deixa viúva Deisa Maria Janke de Castro.

Nascido em 13 de julho de 1945, em Curitiba, o Dr. Brasílio era filho do Prof. Brasílio Vicente de Castro (CRM-PR 61), um dos precursores do Conselho de Medicina do Paraná, compondo o segundo grupo de conselheiros eleitos e sendo presidente no período de maio de 1966 a novembro de 1968. O Prof. Brasílio, que era irmão do também professor de curso médico Dr. Sebastião Vicente de Castro (418). Foi chefe do Departamento de Ciências Morfológicas da UFPR, depois nomeado de Anatomia. Faleceu em 8 de maio de 1978, aos 64 anos. Saiba mais AQUI sobre sua trajetória.

O Dr. Brasílio Filho foi um dos foi um dos fundadores da Novaclínica, de São José dos Pinhais, e era seu diretor técnico. Era cidadão honorário de São José, homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade, tendo sido inclusive secretário municipal de saúde. Numa pesquisa realizada entre estudantes, pai e filho médicos foram incluídos entre as 100 personalidades do Paraná. O Dr. Brasílio Filho foi homenageado pelo Conselho em 2020, quando recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos dedicados à atividade de forma exemplar. Um de seus filhos, Brasílio Neto, fez a entrega da comenda.

Dra. Eliza Pinheiro Machado

A Dra. Eliza Pinheiro Machado tinha 56 anos de idade e 30 de formação pela Universidade Federal do Paraná (julho de 1992). Nasceu em Curitiba em 19 de janeiro de 1966. Tinha títulos de especialista em Clínica Médica e Cardiologia. Era servidora da Prefeitura Municipal de Curitiba e integrava o corpo clínico do Hospital Cardiológico Costantini há quase duas décadas. Faleceu domingo (27) em sua residência, em Curitiba. O corpo foi velado na capela 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula e o sepultamento ocorreu às 16h de segunda-feira (28).

Dr. Adilson Oliveira Novak

O médico Adilson Oliveira Novak tinha 72 anos de idade e faleceu no Hospital São Lucas, em Curitiba, na segunda-feira (28). A despedida ocorreu no mesmo dia. Deixa a esposa Lilian Fátima Moro Novak. Estava registrado desde janeiro de 1976 no CRM-PR. Era especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Medicina do Trabalho. Fez parte do corpo docente do Hospital de Clínicas/UFPR e atuou em vários serviços médico-hospitalares da Capital. Em seu histórico consta a realização da primeira cirurgia bariátrica em Santo Antônio da Platina, há 20 anos. Ele era natural de Canoinhas, onde nasceu em 31 de dezembro de 1950. Formou-se pela UFPR em 11 de dezembro de 1975.

clique para ampliarclique para ampliarIgor, estudante de Medicina. (Foto: Arquivo)

Estudante de Medicina

O jovem acadêmico de Medicina Igor Ramos Bach faleceu em acidente na residência de seus pais, Argemiro e Maria Eunice Ramos Bach, na área rural de Palmeira, nos Campos Gerais. Igor, de 22 anos, sofreu uma descarga elétrica quando lavava o seu carro. O acidente ocorreu às 15h40 de domingo (27). Foi velado na Central de Luto Nossa Senhora do Carmo e o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Palmeira, ao final da manhã de segunda (28). Igor deixou ainda os irmãos Yuri, Fabíola e Fabiane.

Estudava na Faculdade de Medicina da Evangélica-Mackenzie, em Curitiba, e passava o feriado de carnaval na casa dos pais.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios