12/06/2023

Pesar: médicos Eduardo Ferreira de Abreu Cardoso, Alberto Gugelmin Neto e Roberto Linhares Ferreira

Os três tinham se graduado pela UFPR em períodos diferentes. O Dr. Eduardo tinha quase 54 anos de formado. Presidente da Unimed SC, o Dr. Alberto faleceu no estado vizinho, assim como o Dr. Roberto

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento dos médicos Eduardo Ferreira de Abreu Cardoso (CRM-PR 2.532), Alberto Gugelmin Neto (CRM-PR 12.312 e CRM-SC 5.367) e Roberto Augusto Linhares Ferreira (CRM-PR 13.348 e CRM-SC 6.819). O primeiro, especialista em endocrinologia e metabologia, faleceu em Curitiba, cidade onde nasceu e concentrou toda a sua carreira profissional por mais de 50 anos. O Dr. Alberto, urologista e que era presidente da Federação Unimed Santa Catarina desde 2015, faleceu no estado vizinho, assim como o Dr. Roberto Augusto, nascido em Curitiba. Todos os três se graduaram pela Universidade Federal do Paraná. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

O falecimento do Dr. Eduardo Ferreira de Abreu Cardoso ocorreu no sábado (10), no Hospital Santa Cruz. A despedida ocorreu no mesmo dia. Era casado com a Sra. Maria Alice André Cardoso e deixa a filha médica, a pediatra Adriane de André Cardoso Demartini (CRM-PR 17.800), com atuação em Curitiba. Ela representou o pai na solenidade do Dia do Médico de 2019, quando houve a homenagem pelo Jubileu de Ouro e a entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. O Dr. Eduardo era natural da capital paranaense, onde nasceu em 19 de dezembro de 1944. A conclusão do curso de Medicina pela UFPR ocorreu em 17 de dezembro de 1969.

clique para ampliarclique para ampliarMédico e professor Alberto Gugelmin Neto. (Foto: Arquivo)

Dr. Alberto, presidente da Unimed SC

O Dr. Alberto Gugelmin Neto era natural de Rio Negro (PR), onde nasceu em 8 de agosto de 1966. Porém, após formar-se com mérito pela UFPR em julho de 1990, recebendo o Prêmio Nilo Cairo, ele acabou se radicando na cidade vizinha a de seu nascimento, Mafra (SC), onde trabalhou toda a sua vida. Tinha título de especialista em urologia e era pós-graduado no Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças Médicas Associativas de Santa Catarina. Tinha formação em Cursos de Executivos de Planos de Saúde na Universidade de Oxford (Harris Manchester College) e em Harvard School of Public Health (Boston). Foi ainda professor na disciplina de Patologia e Fisiopatologia, na Universidade do Contestado, e presidente da Associação Médica Miguel Couto.

O Dr. Alberto foi ainda destacado palestrante sobre os mais variados temas, como saúde, empreendedorismo, inovação, cooperativismo, gestão de pessoas e de recursos, tendo dedicado suas apresentações finais no palco à abordagem sobre a força do propósito. No seu último ano de vida, teve seus vídeos viralizados na internet, em todas as redes sociais, com mensagens motivacionais, de esperança e fé. Há dois anos ele lutava contra um câncer.

No Sistema Unimed catarinense, foi presidente da sindgular Riomafra por 11 anos, vice-presidente da Unimed do Brasil (2017-2021), conselheiro, presidente e vice-presidente da Unimed Mercosul, além de Diretor de Mercado e Novos Negócios da Unimed Participações (2021-2025). Na Unimed Santa Catarina, foi diretor de Gestão Operacional e Serviços (2011/2015) e atuava como presidente no seu terceiro mandato (2015/2019, 2019/2023 e 2023-2027).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Roberto Linhares. (Foto: Arquivo)

O falecimento do médico e professor ocorreu no dia 5 último e a Unimed Santa Catarina emitiu nota de pesar: “Consternada por tão dolorosa perda, a Unimed presta esta homenagem e se solidariza com todos os que tiveram o grande privilégio de sua convivência. A saudade deixada será tão grande quanto a sua presença”. O Dr. Alberto deixou a esposa Cristina e os filhos Brenda e Lucas.

Dr. Roberto Augusto

Dr. Roberto Augusto Linhares Ferreira era natural de Curitiba, onde nasceu em 25 de outubro de 1966. Formou-se em julho de 1992 pela UFPR e se registrou no Conselho de Medicina do Paraná em setembro do mesmo ano. Posteriormente seguiu para Florianópolis (SC), onde se especializou em oftalmologia. Integrava o corpo clínico do Hospital de Olhos de Florianópolis. Faleceu no domingo (11) devido a complicações por causa ded dengue. O corpo foi velado na capela dos Crisantemos. A despedida restrita à família foi indicada para o Crematório Athenas.

Pediatra de Campo Grande/MS

O CRM-PR também expressa pesar pelo falecimento da pediatra Francisca Duarte Nogueira (CRM-MS 1.271), residente em Campo Grande (MS) e que se encontrava em tratamento no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Ela tinha 64 anos e faleceu nesta segunda-feira (12). O corpo será trasladado para o Mato Grosso do Sul. Será velado na capela do Cemitério Parque Primavera e o sepultamento será nesta terça-feira (13).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios