20/04/2022

Pesar: ortopedista Gerd Udo Gromann, formado pela UFPR e que concentrou a carreira em Blumenau (SC)

Filho de imigrante alemão e natural de Joinville, tinha 78 anos de idade e 53 de formado. Após especializar-se, retornou a Santa Catarina. Deixa esposa e três filhos, um deles também médico formado pela Federal do Paraná

Os Conselhos de Medicina do Paraná e de Santa Catarina registram com pesar o falecimento do médico Dr. Gerd Udo Gromann (CRM-PR 2277 e CRM-SC 973), ocorrido na terça-feira (19) em Blumenau, cidade catarinense onde chegou ainda em 1971 para fazer parte do corpo clínico do Hospital Santa Isabel. Ele tinha 77 anos de idade e 53 de formação em Medicina, tendo título de especialista em Ortopedia e Traumatologia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Gerd seguiu para SC depois de se formar e se especializar pela UFPR, em Curitiba. (Foto: Arquivo)

O corpo foi velado a partir das 6 horas da manhã desta quarta-feira (20), com a cerimônia de despedida ocorrendo ao meio-dia no Crematório Neuhaus, em Blumenau. O médico deixa viúva a Sra. Elgin, com quem foi casado por quase meio século e deixa os filhos Marcelo e Cíntia, dentistas, e ainda Cláudio Gromann, também médico ortopedista (CRM-PR 15.620 e CRM-SC 8.934), e ainda a nora Veruscka de Albuquerque Gromann (15.384 e CRM-SC 8.933), ambos formados pela UFPR. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

O Dr. Gerd Uod Gromann era natural de Joinville (SC), onde nasceu em 3 de junho de 1944. O pai era um imigrante alemão que veio para o Brasil, aos 22 anos, para trabalhar como técnico em mecânica numa empresa que se instalava em Santa Catarina. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 12 dezembro de 1968, tendo se registrado no Conselho de Medicina do Estado já no dia 20. Foi contemporâneo em Curitiba de outros profissionais que ganharam renome no Paraná, como os professores Osmar Ratzke, Osvaldo Malafaia, Minao Okawa, Miguel Carlos Riella, Alceu Correia, Angela Sara Jamusse de Brito, Antonio Carlos Boaretti, Fernando Costa, Edgard D’Avila Niclewicz, José Carlos dos Santos Guitti, José Geraldo Lopes de Noronha, José Roberto de Toledo, Sérgio Araquem Matos Ferreira, Winston Antonio Bastos, Yoshihiro Fujii e Nelson Otsuka.

Depois de fazer residência médica na UFPR entre 1969 e 1970, o Dr. Gerd deixou o Paraná para se radicar na região de Blumenau, onde foi um dos pioneiros da Oropedia. Foi membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Traumatologia Ortopédica (SBTO) e Sociedade Brasileira de Cirurgia no Joelho (desde a fundação), tendo participado dos principais congressos nacionais realizados pela entidade.

Fontes: CRM-PR, Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) e jornal O Blumeunauense.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios