23/06/2022

Pesar: ortopedista Waldemar Gava, um dos primeiros médicos da Policlínica Pato Branco

Tinha 83 anos de idade e 55 de formação pela UFPR, com toda carreira concentrada no Sudoeste paranaense. Foi conselheiro do CRM-PR e tinha filho, irmão e sobrinhas que seguiram a Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento Dr. Waldemar Gava (CRM-PR 2.149), especialista em Ortopedia e Traumatologia e que por mais de 50 anos atuou na Policlínica Pato Branco, da qual era sócio e diretor. Tinha 83 anos de idade e 55 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná. Em 2017, ao completar o Jubileu de Ouro, foi homenageado pelo Conselho, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Waldemar Gava, 55 anos de Medicina. (Foto: Arquivo)

Natural de Assis (SP), onde nasceu em 24 de maio de 1939, o Dr. Waldemar Gava faleceu na terça-feira (21) em Pato Branco, onde residia e concentrou sua carreira profissional. O velório foi realizado a partir das 17h na capela da Prever. O sepultamento ocorreu na quarta-feira (22) no no Cemitério Portal do Céu, no bairro Parque do Som em Pato Branco. Era casado com a Sra. Geni da Silva e teve três filhos: Fábio, Luciane e Fabiano.

O Dr. Fábio Gava (CRM-PR 20.641) seguiu os passos do pai na Medicina e na especialidade. Tem 20 anos de profissão e também tem título de especialização em Medicina de Tráfego e atua em Pato Branco. Um dos irmãos do Dr. Waldemar também é médico ortopedista, o Dr. Rubens Gava (CRM-PR 8.220). Com mais de 40 anos de atividade, o Dr. Rubens também atua em Pato Branco e duas de suas três filhas são médicas Isabela Emygdio Gava de Carvalho (CRM-PR 32.398) e Isadora Emygdio Gava (44.398).

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Waldemar, que integrou o Conselho de Medicina do Paraná na gestão de 1973 a 1978. Era sócio-fundador da Poli Saúde e seu diretor financeiro. Em comunicado feito pela Policlínica Pato Branco, o diretor técnico Gilberto Gabaldo lamentou a perda e destacou a trajetória do médico no hospital filantrópico, onde dedicou toda sua vida profissional.

A Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer se manifestou “profundo pesar” pela morte do Dr. Waldemar Gava, solidarizando-se com familiares e amigos, “Nos deixa um legado de trabalho, dedicação e competência à saúde em todo o Sudoeste do Paraná”, diz a nota.

A Representação Regional do CRM-PR de Pato Branco, que tem na direção a Dra. Elisabeth Ostapiv Correia, também se alinhou à corrente de solidariedade e de pesar.

Formado em 12 de dezembro de 1967, o Dr. Waldemar se registrou no Conselho de Medicina apenas duas semanas depois. A Policlínica foi fundada em 1965 e, 20 anos depois, iniciava os primeiros transplantes e uma projeção no cenário hospitalar. Em 2015 surgiu o Instituto Policlínica PB, que assumiu a administração do hospital, que tem como diretor-presidente o Dr. Sadao Yamamoto. O Dr. Waldemar respondia pela diretoria financeira. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios