27/04/2021

Pesar pela morte do Dr. Arno Rubens Pamplona, que tinha mais de 40 anos de exercício médico na Lapa

Com 68 anos, ele faleceu no HT, em Curitiba, sendo o 61.º profissional de Medicina vitimado pela doença no Paraná. Despedida ocorreu nesta terça (27) na cidade onde ele foi vice-prefeito e recebeu muitas homenagens por sua dedicação

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Arno Rubens Pamplona (CRM-PR 6.901)) ocorrido no final da tarde de segunda-feira (26) no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, onde estava internado há vários dias devido a complicações da Covid-19. Ele tinha completado 68 anos de idade e 42 de exercício da Medicina, quase todo o tempo na cidade da Lapa, onde contribuiu para os indicadores de saúde e também sociais e econômicos, tendo sido vice-prefeito na gestão 1992 a 1996.

O médico deixa a esposa Silvia e os filhos Renan e Beatriz. Das 8 às 10 horas da manhã desta terça-feira (27) houve cerimônia de despedida na Capela Mortuária da Lapa. O sepultamento, em seguida, no Cemitério Municipal, foi restrito aos familiares, aos quais a classe médica dirige suas condolências, a exemplo da Prefeitura da Lapa. O prefeito Diego Ribas lamentou a morte, destacando que o Dr. Arno “extrapolou o campo da Medicina, sendo figura sempre presente na sociedade local”. O vice Acyr do Sindicato reforçou: ”Foi pra mim muito mais que um colega de trabalho; era um amigo, um irmão que a vida me deu”.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Arno, em imagem postada nas redes sociais da prefeitura. (Foto: Reprodução)

Nascido na cidade catarinense de Blumenau, em 5 de abril de 1953, o Dr. Arno formou-se pela Faculdade de Medicina de Itajuba em novembro de 1978. Tinha título de especialista em Medicina do Trabalho. Nas mais de quatro décadas que se dedicou à profissão na Lapa, teve destacada atuação no Sindicato Rural e no Hospital São Sebastião. Ele também chegou a se registrar nos Conselhos de Medicina de Santa Catarina (n.º8.531) e Rio de Janeiro (326.573).

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população lapeana, ele recebeu inúmeras homenagens, como o título de Cidadão Honorário e a Comenda Tropeiro, esta criada pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e que tem por finalidade valorizar e enaltecer o trabalho das pessoas não nascidas na histórica cidade, mas que contribuem com destacado trabalho junto à comunidade. A Comenda Tropeiro foi entregue em 2018. Coube ao ex-ministro da Saúde, médico Borges da Silveira, fazer a entrega.

Com a morte do Dr. Arno, já são pelo menos 61 os médicos falecidos no Paraná em decorrência da Covid-19. Na Lapa, de acordo com os ‘últimos registros, já são 73 os óbitos, com mais de 3,4 mil casos confirmados.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios