24/08/2020

Pesar pela morte do Dr. Ivo Cantergiani, médico pioneiro e primeiro prefeito de Dois Vizinhos

Faleceu aos 88 anos em Curitiba, onde residia. Em 2008, foi homenageado pelo CRM-PR ao completar 50 anos de formado; no cinquentenário do município do Sudoeste também foi reverenciado por suas ações humanitárias

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Ivo Cantergiani (CRM-PR 9.655) ocorrido no último sábado (22) em Curitiba, onde estava residindo. Ele tinha 88 anos de idade e teve a cerimônia de despedida no domingo (23). As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Ivo, que na solenidade do Dia do Médico de 2008 foi homenageado pelo Conselho, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar ao completar 50 anos de formado. Tinha outros familiares no exercício da Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ivo com a então conselheira Keti Patsis, na homenagem em 2008. (Foto: CRM-PR)

Natural de Joaçaba (SC), onde nasceu em 15 de novembro de 1932, ele se formou pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1958. Registrou-se inicialmente no Conselho de Medicina do Rio de Janeiro em março de 1962 (CRM-RJ 75.363), tendo feito o seu registro no Paraná somente em março de 1985, embora já mantivesse atividades profissionais e políticas no Estado.

O Dr. Ivo Canteregiani foi o primeiro prefeito do município de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado. Foi nomeado em 6 de setembro de 1960 pelo então governador Moisés Lupion, sucedido depois por Clemente Luís Boaretto, no cargo até a criação do município no final do ano seguinte e a eleição do chefe do executivo. Primeiro médico do Centro Norte de Dois Vizinhos. Juntamente com o Dr. Antônio Dalmerico, ele iniciou o atendimento em um hospital improvisado em casarão de madeira emprestado por um morador da cidade. Depois, os dois médicos construíram o Hospital Santa Terezinha, no centro, onde atenderam por muitos anos. Nos festejos comemorativos do cinquentenário do município, o médico recebeu homenagem do então prefeito Dr. Jaime Guzzo, em reconhecimento pela doação de recursos para manutenção de uma casa de apoio onde os pacientes duovizinhenses eram acolhidos para tratamento em Curitiba. A notícia do falecimento do Dr. Ivo foi repassada por sua esposa, D. Marilda, ao atual prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, que decretou luto oficial de três dias no município.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios