05/10/2015

Pesar pela morte do Dr. Rubem Nogueira de França (CRM 404)

Detinha a segunda maior coleção de óculos do país, doada ao Museu da História da Medicina do Paraná

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Rubem Nogueira de França (Foto: Divulgação)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com profundo pesar o falecimento do Dr. Rubem Antonio Nogueira de França (CRM 404), ocorrido na última sexta-feira (2) em Curitiba. Um dos pioneiros e desenvolvedores da Oftalmologia no Paraná, com participação na fundação da Associação Paranaense de Oftalmologia, o Dr. Rubem tinha 94 anos de idade. O sepultamento ocorreu no sábado. Formado em dezembro de 1945 pela Universidade Federal do Paraná, aos 24 anos de idade, o médico foi distinguido em 1996 com o Diploma de Mérito Ético-Profissional do Conselho, ao alcançar os 50 anos de graduação com histórico exemplar na atividade.

O Dr. Rubens começou na especialidade em 1947 e somente parou em 2012. Até então, passando dos 90 anos, atendia pela manhã e à tarde em seu consultório na Rua Emiliano Perneta, centro de Curitiba. Ele iniciou uma coleção de óculos em 1970, que seria transformada numa das maiores do país. O acervo de 200 exemplares, feito sem compromisso e por prazer, só foi superado pelo do Museu Gioconda Gianinni, de São Paulo. Além de livros e outros itens colecionados, o médico doou todo o acervo de óculos para o Museu de História da Medicina do Paraná. O conjunto, disponibilizado ao mundo médico e à sociedade, inclui um exemplar datado de 1860. É o mais antigo e foi inventado por avicultores, para serem colocados em galinhas de modo que não enxergassem e não machucassem as outras com os seus bicos.

Um pouco da trajetória do Dr. Rubem e de sua coleção de óculos foi mais uma vez contada na edição nº 125 da Revista Arquivos, de janeiro a março de 2015 e que está disponível no Portal do CRM-PR. Dentre as curiosidades relatadas pelo médico, a inclusão no acervo de peças de personagens da história política brasileira. O acervo inclui óculos de políticos locais, como do ex-governador Ney Braga, e também de vários ex-presidentes, como Café Filho, Nereu Ramos, JK, Emílio Garrastazu Médici, João Baptista Figueiredo e Jânio Quadros. Juscelino ofertou os óculos chamando o colecionador de colega, pois também era médico. Jânio, por sua vez, encaminhou a peça com um bilhete onde exercia o seu habitual senso de humor: “Mando os óculos para o amigo colecionador. Pede-me pouco. Na política, quiseram-me arrancar os olhos”.

“Ensinar nada mais é que transmitir conhecimentos. O aluno nem sempre encontrará nos livros ou na internet as minúcias ou peculiaridades do assunto de uma aula. O ensino, especialmente nas matérias de Medicina, traz muito da experiência profissional do mestre. O conselho para os jovens é o de que absorvam o máximo da vivência dos seus professores”. A reflexão do Dr. Rubem foi publicada na edição nº 35 da revista Iátrico, do primeiro semestre de 2015. No Portal da Associação Paranaense de Oftalmologia, Dr. Rubens assina, ao lado do Dr. Carlos Augusto Moreira, artigo que historia a especialidade. Merece leitura.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios