06/07/2020

Pesar pelo falecimento da Dra. Carmen Lúcia Schettini, professora da UFPR e ex-presidente da APPSIQ

Filha de médico, ela tinha 45 anos de atividade profissional em Curitiba, tendo dirigido a Associação Paranaense de Psiquiatria de 1999 a 2001

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da Profª. Dra. Carmen Lúcia Schettini (CRM-PR 4.565), ex-presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) e servidora da Universidade Federal do Paraná, com atuação no Centro de Atenção à Saúde. Ela tinha 72 anos e faleceu no último sábado (4) no Hospital Sugisawa, em Curitiba, com o sepultamento ocorrendo na manhã de domingo (5) no Cemitério Parque Iguaçu. Filha do também médico Dr. José Schettini (CRM-PR 567), já falecido, ela estava registrada no CRM desde dezembro de 1975 e tinha título de especialista em Psiquiatria. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Carmen Lúcia, ex-presidente da Associação de Psiquiatria. (Foto: Arquivo)

Diversas manifestações de pesar foram emitidas no fim de semana. A Associação Paranaense de Psiquiatria publicou nota em seu portal e redes sociais, lamentando a morte de sua presidente na gestão de 1999 a 2001. Também a Universidade Federal do Paraná registrou a perda de sua servidora desde 1997. Adriane Baptista registrou: “Com imensa tristeza, comunico o falecimento da minha querida prima Dra. Carmen Lúcia Schettini, uma pessoa ímpar, que viveu a vida para ajudar os outros. Que Jesus a receba com todo amor do mundo. Obrigado por tudo, Lúcia. A gratidão é a memória do coração. Amamos você.“

O médico psiquiatra Dr. Luiz Setti, de Jacarezinho, também se manifestou nas redes sociais sobre a perda da colega: “A psiquiatria do Paraná esta em luto. É com muita tristeza e pesar que informo o falecimento de minha amiga, colega psiquiatra, professora Dra Carmen Lucia Schettini em Curitiba. Pessoa especial, inteligência ímpar, muito contribuiu para a psiquiatria do nosso estado. Estudiosa, sabedora da ciência, foi presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, palestrante, médica psiquiatra do hospital de Clínicas do Paraná, tive a oportunidade e a honra de sua convivência na especialidade de psiquiatria forense, onde aprendi muito com ela. Foi nossa confrade, da confraria do cérebro, coordenando sempre, ao lado da Dra Denise Zolet, Gisele Stocco e outros os estudos do neurocientista americano Stephen Stahal, de reconhecimento mundial. Nós, os 13 médicos que pertencemos a esta instituição, estamos cientes que as futuras reuniões de estudos que teremos jamais serão com o mesmo brilho. Sabedoria, humildade, alegria e simpatia sempre foram suas características. Apagou-se uma luz aqui na Terra, porém o céu está em festa por ter recebido essa querida amiga. Meus pêsames à família, mãe, irmãs e sobrinhos e ao nossos confrades.“

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios