15/04/2021

Pesar pelo falecimento da Dra. Thedra Saucha, a 58.ª vítima da Covid entre profissionais de Medicina

Médica de 35 anos atuava em unidade de saúde em Salto do Lontra, no Sudoeste do Paraná, onde estava havia menos de um ano. Internada no Hospital Regional de Beltrão, faleceu na quarta-feira (14)

A morte da médica Thedra Saucha (CRM-PR 44.994), de 35 anos, eleva para pelo menos 58 o número de profissionais da Medicina vitimados pela Covid-19 no Paraná. Ela atuava numa unidade de saúde de Salto do Lontra, no Sudoeste paranaense, e faleceu durante a madrugada de quarta-feira (14) no Hospital Regional de Francisco Beltrão. O velório ocorreu a partir das 13h no Crematório Jardim das Oliveiras, em Beltrão, com a cerimônia de despedida ao final da tarde. O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica e expressa suas condolências aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Thedra, faleceu aos 35 anos. (Foto: Arquivo)

Nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 9 de fevereiro de 1986, Thedra Saucha formou-se em Medicina pela Escuela Latinoamericana, de Cuba, há cerca de 10 anos. Revalidou seu título pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e se inscreveu no Conselho de Medicina daquele estado em maio de 2016, recebendo o número 42.114. Atuou por um tempo na unidade de saúde Bairro Popular, em Bagé. Em novembro de 2019, registrou-se no Conselho de São Paulo (n.º 207.397). Em agosto do ano passado fez o seu registro para atuar no Paraná.

A médica teve complicações pela Covid-19 ainda em março, tendo sido hospitalizada. Teve alta no dia 2 de abril, para tratamento domiciliar, mas sua situação se agravou, com tomografia indicando comprometimento de 70% de seu pulmão. Foi internada novamente e não resistiu.

Através de uma carta tornada pública, reforçada pelo conteúdo de vídeo divulgado à imprensa por sua esposa, Amoniele, a Dra. Thedra queixou-se de não ter recebido a atenção assistencial necessária por parte dos gestores públicos da cidade onde atuava. Diante da denúncia, a secretaria emitiu nota onde assinala que “foi fornecido todo o suporte necessário para tratamento da paciente, com o devido registro dos atendimentos pela Saúde Municipal”. De acordo com a mesma fonte, 18 pessoas da cidade já morreram por causa da Covid.

Pelas redes sociais, ocorreram manifestações de solidariedade à médica de pessoas que foram seus pacientes ou que conviveram com ela no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios