11/05/2022

Pesar pelo falecimento da médica Adelaide Brito Neves, gineco-obstetra de Pato Branco

Tinha quase 75 anos de idade e mais de 50 de formação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Concentrou quase toda a sua carreira no Sudoeste do Paraná, onde detinha grande prestígio

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Adelaide Brito Neves (CRM-PR 4.468), que era especialista em Ginecologia e Obstetrícia e atuava em Pato Branco, no Sudoeste paranaense. Ela tinha 75 anos incompletos e mais de 50 de formação em Medicina, tendo concentrado praticamente toda a sua carreira profissional no Paraná. Vinha enfrentando problemas de saúde. O falecimento ocorreu nesta terça-feira (10) e a despedida vai ocorrer nesta quinta (12), das 14 às 18h no Crematório Vaticano, em Forquilhas, São José (SC). As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Adelaide, em foto recente. (Foto: Arquivo)

A Dra. Adelaide era natural de Campina Grande (PB), onde nasceu em 30 de julho de 1947. Formou-se em 21 de dezembro de 1971 pela Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Sua primeira inscrição foi no Conselho de Medicina do Distrito Federal, no dia 22 de abril de 1974, obtendo o número 1.378. Uma semana depois, inscreveu-se no Conselho de São Paulo, sob o número 20.479. Em agosto de 1975 transferiu-se para o Paraná e foi se radicar em Pato Branco, tendo trabalhado no Hospital São Lucas e como cooperada da Unimed. 

Nas redes sociais foram registradas centenas de manifestações de solidariedade, realçando o prestígio que a gineco-obstetra detinha naquela região do Estado. Em outubro de 2017, a Dra. Adelaide comandou a equipe de profissionais que realizou o parto de trigêmeos no Hospital São Lucas, em notícia de repercussão nos meios de comunicação. Gabriel, Miguel e Rafael são filhos do casal Sheila e Adriano.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Adelaide Neves, em foto mais antiga. (Foto: Arquivo)

A Unimed Pato Branco emitiu nota comunicando com pesar o falecimento da cooperada. “Em nome de todos os colegas cooperados, a Unimed Pato Branco deseja, neste momento de dor e tristeza, que Deus conceda conforto aos familiares e amigos da doutora Adelaide. Ela, que atuou como médica ginecologista e obstetra, cumpriu sua missão, deixando um legado de exemplo e dedicação ao cuidado com a saúde feminina”. O Hospital São Lucas também se pronunciou: “Neste momento de dor e consternação, só nos cabe pedir a Deus luz, paz e conforto à sua família para que possam enfrentar esta imensurável dor com serenidade.”

Um ex-colega de trabalho registrou: “Recebo com tristeza a notícia do falecimento da Dra. Adelaide Brito Neves, médica ginecologista. Lá no meus 15/16 anos fui estagiário na Secretaria de Saúde e tive lá o privilégio de conhecer a Dra. Adelaide. De conversarmos na salinha do café no antigo PAM, de me contar algumas histórias em seu consultório e de correr buscar os bloquinhos de receituário no almoxarifado quando estava sem. Descanse em paz. Meus sentimentos aos familiares, amigos e suas diversas pacientes que passaram por suas mãos!”. Outra pessoa complementou: “Que triste notícia. Mais uma dalorosa perda. Dra, Adelaide. Gratidão a essa incrível médica que sempre estava pronta a ajudar o próximo. Deus te receba de braços abertos, segue na luz assim como a senhora foi para nós. Meus sinceros sentimentos a toda família e amigos.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios