05/01/2022

Pesar pelo falecimento da médica Mirian Hideco Takahashi Albuquerque, professora da UEM

Faleceu em Maringá aos 58 anos de idade e 36 de formação em Medicina pela UFPR; tinha sido docente também da Universidade de Londrina. Deixa viúvo o também médico Dr. Ricardo Albuquerque

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Mirian Hideco Takahashi Albuquerque (CRM-PR 10.153), ex-docente do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina e quase duas décadas professora adjunta de Endocrinologia da Universidade Estadual de Maringá. A médica de 58 anos de idade e 36 de formada pela Universidade Federal do Paraná, faleceu em hospital de Maringá na manhã desta quarta-feira (5), após passar por cirurgia devido a um tumor no cérebro.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Mirian Takahashi. (Foto: Arquivo)

As condolências da classe médica aos familiares e amigos da Dra. Mirian. Ela era casada com o também médico Ricardo Bittencourt Albuquerque, diretor clínico e coordenador do Serviço de Anestesiologia do Hospital Santa Casa de Maringá. Deixa o filho João Pedro, de 16 anos, irmãos (Elizabeth, Nilton, Leide), sobrinhos e também a mãe, D. Haruko, que se encontra sob tratamento médico. O velório será a partir das 16 horas desta quarta (5) no Cemitério do Parque. A despedida ocorreu no Crematório Angelus de Maringá.

Inúmeras manifestações de solidariedade foram registradas, atestando o quanto a médica e professora era respeitada e admirada. A UEM e UEL emitiram nota lamentando a morte da Dra. Mirian, assim como o Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem). A diretora e a vice da Representação Regional do CRM-PR de Maringá, Fabíola Menegoti Tasca e Ana Maria Silveira Machado de Moraes, expressaram pesar, do mesmo modo que os conselheiros Katia Hitomi Nakamura e Marcio de Carvalho, que representam a região de Maringá no Conselho. A Dra. Katia, que foi aluna da Dra. Mirian na UEL e era sua vizinha, lembrou que até recentemente praticavam juntas beatch tênis.

O presidente do Conselho de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida, formou-se com a Dra. Mirian na turma de dezembro de 1985 na UFPR. Ele registrou: “A Doutora Mirian foi uma médica com todas as letras. Minha colega de turma. Estudiosa, inteligente, humorada, com grande capacidade de raciocínio clínico. Feliz é quem deixa impregnado nas pessoas um pouco de si todos os dias! Certamente deixou de si em todos nós e nos seus alunos”. O conselheiro José Clemente Linhares, também da turma de 1985, lamentou a perda de médica e professora tão jovem, mas realçando o legado deixado no exercício ético da Medicina e na formação de novos médicos.

Enquanto professora de Endocrinologia da Universidade Estadual de Londrina, com atividades de pesquisa e ensino, e ainda como professora da Universidade Estadual de Maringá, a Dra. Mirian recebeu diversas homenagens de turmas de formandos em Medicina. Em novembro de 2018, ela foi patronesa da turma, que levou o nome do Prof. Davi Tamamaru de Souza.

A Dra. Mirian Hideco Takahashi Albuquerque nasceu em 2 de setembro de 1963 em Alto Paraná, cidade do Noroeste paranaense onde sua família foi pioneira e o pai, Ichiro Antonio Takahashi, foi um dos primeiros vereadores. Após concluir o curso de Medicina, registrou-se no CRM-PR em abril de 1986.

Ela fez residência médica em Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR, obtendo o título de especialista pela Sociedade Brasileira e sendo membro ainda da LATS (Latin American Thyroid Association) e Endocrine Society. Fez mestrado em Endocrinologia Clínica e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, além de pós-doutorado pela Universidade de Nagasaki (Japão). Foi bolsista, desenvolveu atividades de pesquisa e conclui formação no Institute of Endocrinology (Hormone Assay Center, Gunma University, Maebashi, Japão) e no Addenbrooke’s Hospital - Cambridge University (Inglaterra).

Além de professora da UEM, atualmente era médica e pesquisadora no Clipem (Clínica e Pesquisa em Endocrinologia de Maringá).

Nota da Sociedade Brasileira de Endocrinologia

“Com profundo pesar, iniciamos o ano com uma notícia triste. A SBEM Nacional comunica o falecimento da Dra. Mirian H. Takahashi, que surpreendeu toda a comunidade científica. A Dra. Mirian graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, onde foi considerada uma das melhores alunas e residentes... A endocrinologista fez doutorado-sanduíche na University of Cambridge e, depois de sua defesa de tese, tornou-se professora na Universidade Estadual de Maringá, cidade onde também se transformou numa referência em Endocrinologia Clínica.”

SBEM Paraná

A Regional da SBEM no Paraná, onde integrava o quadro de associados, também fez uma homenagem à endocrinologista, indicando a perda de “uma de suas maiores representantes”. Reforça que: “Os amigos se despedem de uma especialista de notável competência técnica, se destacando como uma pessoa de sorriso fácil e com enorme capacidade de formar amigos. Era querida por todos os colegas que a conheceram”. Seus amigos vão guardar na memória uma alegria contagiante, além de uma profissional com  grande empatia com os seus pacientes.”

Abaixo fotos da Dra. Mirian em três momentos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios