15/08/2022

Pesar pelo falecimento da médica e professora Enny Arlette Pioli Bassetti (CRM-PR 2.078)

Tinha 95 anos de idade e quase 72 de formação pela Universidade Federal do Paraná, onde atuou como docente. Faleceu em hospital de Curitiba, onde nasceu, e terá sua despedida nesta segunda (15)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Enny Arlette Pioli Bassetti (CRM-PR 2.078), também ex-professora da Universidade Federal do Paraná. A Dra. Enny tinha 95 anos de idade e quase 72 de formação. Faleceu durante a madrugada desta segunda-feira (15) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. O local do velório ainda será definido e o sepultamento está previsto para 17 horas desta segunda no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Enny (dir), com a Dra. Raquele Burkiewicz, quando recebeu o Diploma de Mérito Ético. (Foto: Arquivo)

Natural de Curitiba, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1927, a Dra. Enny Arlette formou-se em dezembro de 1950 pela Universidade Federal do Paraná, período em que ainda era rara a presença feminina na formação médica. Em outubro de 2001, em meio às comemorações do Dia do Médico, a Dra. Enny recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro, pelo histórico exemplar, ao lado das colegas Eline Galvão Sampaio Mota (CRM 2.145) e Guiomar Gasparello Richard (CRM 276).

A Dra. Enny também foi uma das fundadoras da Associação Brasileira das Mulheres Médicas - Seção do Paraná, em 1960. Em 2016, o CRM-PR prestou homenagem às pioneiras, incluindo as Dras. Helen Anne Butler Muralha, Saly Maria Bugmann Moreira e Iracema Moreira Pazos, já falecida.

Na década de 1980, como professora da UFPR, a médica lançou o livro “Dicionário de epôminos”. Como destacado na apresentação da obra, “a motivação este trabalho foi a ausência de qualquer literatura em português que facilitasse a pesquisa para alunos e profissionais médicos, sendo que existiam apenas escassas referências contendo epônimos nas línguas inglesa e espanhola. Esta coletânea foi iniciada na Biblioteca do HC da Universidade Federal do Paraná, paralelamente ao trabalho da Dra. Enny Pioli Bassetti, executado no laboratório geral, em meados de 1980.”

Na imagem de capa que ilustra a notícia temos, em foto de 2016, o então presidente do CR-PR Luiz Ernesto Pujol, e as Dras. Chang Yen-Li Chain, Helen Anne Butler Muralha, Claudia Carrasco Aguilar, Enny Arlete Pioli Bassett, Saly Maria Bugmann Moreira e Iracema Moreira Pazos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios