10/11/2023

Pesar pelo falecimento da médica e professora Olga Thomé Fachin, pioneira de Ponta Grossa

Tinha 94 anos de idade e 71 de graduação em Medicina pela UFPR. Era viúva do cirurgião geral Enny Luiz Fachin, ex-conselheiro do CRM-PFR e fundador da Unimed de PG, e mãe da ginecologista Moraima Fachin Baldanzi

clique para ampliarclique para ampliarDra. Olga Thomé Fachin. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Olga Thomé Fachin (CRM-PR 290), especialista em Medicina do Trabalho, uma das pioneiras da Universidade Estadual de Ponta Grossa e que era viúva do cirurgião geral e coloproctologista Enny Luiz Fachin (CRM-PR 289), também professor da UEPG e falecido em março de 2015. A Dra. Olga tinha 94 anos de idade e 71 de graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Ela faleceu na quarta-feira ( de novembro) em Ponta Grossa (PR), sua cidade natal e onde concentrou toda a sua carreira profissional  a exemplo do marido, liderança que levou à constituição da Unimed da cidade e da qual foi o primeiro presidente. O Dr. Enny ainda foi conselheiro do CRM-PR (1973-1978) e presidente da Associação Médica de Ponta Grossa.

Nascida em 25 de março de 1929, a Dra. Olga residia no centro de Ponta Grossa. O corpo foi velado na capela São Francisco e o sepultamento ocorreu às 11h de quinta-feira (9). Além de netos, deixou as filhas Diana e Moraima Fachin Baldanzi (CRM-PR 6.814), médica especialista em ginecologia e obstetrícia e também com atuação em Ponta Grossa. As condolências da classe médica aos familiares e amigos da Dra. Olga, que em 2003 tinha sido homenageada pelo Conselho na passagem do Jubileu de Ouro na profissão e também de casamento – o Dr. Enny era do mesmo ano de Medicina e recebeu junto o Diploma de Mérito Ético. Quando faleceu, em 7 de março de 2015, o Dr. Enny tinha 88 anos de idade.

A UEPG também emitiu nota de pesar pelo falecimento da Dra. Olga e ainda da agente administrativa Anastacia Nabozny. A Universidade destacou que “a Licenciatura em Educação Física da UEPG cresceu sob forte contribuição da professora Olga, e que, “depois ofereceu muita contribuição para a área da saúde”. Ainda de acordo com o registro, enquanto uma das pioneiras da UEPG, “atuava como professora da disciplina de Primeiros Socorros, nas primeiras décadas da instituição”.

clique para ampliarclique para ampliarDiploma da Dra. Olga. (Foto: Reprodução)

Na publicação em sua página na internet, a Universidade cita que a sobrinha, a professora aposentada Olinda Chamma, assistiu à tia atuar com excelência na instituição: “Ela realizava laudos de perícia, sempre que solicitada, além de atuar como médica do trabalho”. Reforça que a Dra. Olga colaborou “para o nascimento e crescimento da UEPG, pois entrou no ano de sua criação, em 1969, e se aposentou 25 anos depois. Ela deixou a UEPG para se dedicar à Medicina do Trabalho, tendo clinicado em seu consultório até os 80 anos”. Para Olinda, o legado da Dra. Olga durará para sempre: “Um exemplo de tenacidade, energia e dedicação, tanto na profissão quanto na vida”.

O professor aposentado Carlos Luciano Vargas trabalhou juntamente com a professora Olga na implantação da Segurança e Medicina do Trabalho na UEPG, em 1985. “Quando fui presidente da Cipa, sempre recorria a ela para ministrar cursos de primeiros socorros e prevenção em saúde, males do tabagismo e do álcool”. Olga foi muito receptiva quando o assunto era prevenção, segundo ele. “Isso numa época em que se dava a mínima atenção para essa área”. Sempre acompanhada de sua maleta de médica, com vacinas de gripe que conseguia com laboratórios parceiros, era certo de alguém sairia imunizado ao encontrar-se com ela. “Sempre que encontrava alguém, cercava a pessoa e aplicava ali mesmo no corredor. Tinha gente que se escondia dela com medo de levar uma picada. Olga era uma pessoa muito dedicada e objetiva”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios