20/09/2021

Pesar pelo falecimento da pediatra Ivone Terumi Shinike, mais uma vítima da Covid-19

Tinha 61 anos de idade e 36 anos de formada pela UFPR. Ainda no mês de setembro, havia perdido o filho de 38 anos e a irmã por causa da doença, que já levou à morte quase uma centena de médicos no PR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Ivone Terumi Shinike (CRM-PR 10.065) ocorrido no último sábado (18) no Hospital Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo. Especialista em Pediatria e com 61 anos de idade e 36 de Medicina, ela teve complicações decorrentes da Covid-19, doença que ainda no mês de setembro tinha levado à morte seu filho Fabio Katsumi Shinike, administrador de empresas de 38 anos, e a irmã Elza Yoshihara, professora aposentada.

As condolências da classe médica aos familiares e amigos da médica pediatra, que teve a sua despedida na manhã de domingo (19) no Cemitério Parque Iguaçu, onde também tinham sido sepultados a irmã, no dia 5, e o filho, no dia 10. A cerimônia de despedida foi de muita emoção e teve homenagens por parte de colegas de profissão e de pais de seus pacientes. Colegas de formação relataram a determinação e coragem da Dra. Ivone, que teve seu filho ainda no período da faculdade.

Os três moravam juntos na Capital. Formada em 1985 pela Universidade Federal do Paraná, a Dra. Ivone Terumi Shionike era viúva do Sr. Roberto Katsumi Shinike. A médica era natural de São Paulo, Capital, onde nasceu em 13 de junho de 1960. Nas redes sociais, muitas manifestações de solidariedade à médica, que mantinha atendimento em São José dos Pinhais. Estava registrada no Conselho de Medicina do Paraná desde março de 1986.

Uma pessoa registrou: “A saúde perdeu uma grande médica pediatra, a Dra. Ivone Terumi. Que Deus a receba de braços abertos. Foi pediatra co meu filho, que hoje já é homem, e de minha filha desde o berçário. Ela perdeu seu filho para a Covid na semana passada e agora partiu por causa desta maldita doença. Muito triste isto. Meus sentimentos a todos da família”. Outra pessoa reforçou: “Ah, doutora, quanta saudade vai deixar em nossos corações. Amamos muito a senhora. Dezesseis anos cuidando das crianças. Médica dedicada, querida, e atendia até nós, adultos, quanto tínhamos dúvidas. Essa doença maldosa leva tantos que amamos. Deus conforte a família e o coração de todos nós”.

Muitas manifestações de solidariedade também foram registradas em decorrência da morte da irmã e do filho da Dra. Ivone. A APP Curitiba publicou: “É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento da professora Elza Masami Yoshihara, que lecionou matemática no Colégio Estadual Francisco Zardo. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, estudantes e colegas de trabalho”. A Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba emitiu nota de pesar no dia 10 pela morte de Fabio Shinike. “Palavras não podem expressar toda a tristeza deste momento. Fabio nos marcou com sua doçura, alegria e dedicação. Aos familiares e amigos, nossos profundos sentimentos. Fabio, descanse em paz”.

De acordo com levantamentos das autoridades sanitárias, já se aproxima de uma centena o número de médicos falecidos no Paraná em decorrência da Covid-19.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios