30/12/2022

Pesar pelo falecimento de Pelé, o Rei do Futebol e padrinho do Instituto de Pesquisa PP

Em setembro de 2005, o Atleta do Século esteve em visita à sede do CRM-PR, quando participou de videoconferência internacional sobre o lançamento do projeto científico. Ele faleceu quinta-feira (29), aos 82 anos

clique para ampliarclique para ampliarPublicação à época no Jornal do CRM-PR sobre a visita. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná expressa o seu pesar pelo falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, consagrado o Rei do Futebol e o Atleta do Século. Ao mesmo tempo, alinha-se à corrente de solidariedade que envolve a família, amigos e universo de admiradores. O esportista deixa não apenas legado no mundo do futebol como também por seu engajamento em causas sociais e humanitárias. Teve papel preponderante na criação e impulsionamento do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, anunciado em 26 de abril de 2005 e que começou a funcionar no ano seguinte dentro do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, localizado em Curitiba.

Pelé faleceu na quinta-feira (29) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se encontrava em tratamento de câncer. Tinha 82 anos de idade. Em 20 de novembro último, quando o mundo se voltava para a largada da Copa do Mundo do Qatar, a mãe de Pelé, Dona Celeste, celebrou os 100 anos de idade e mereceu especial homenagem do filho ilustre, nascido no dia 23 de outubro de 1940, em Três Corações (MG). São Paulo decretou luto de sete dias, em quadro de tristeza que se manifesta em Santos, cidade onde jogou pelo clube homônimo, e em outras tantas regiões do Brasil e do mundo. O governo federal e o estadual (Paraná) decretaram luto oficial de três dias.

clique para ampliarclique para ampliarPelé e o conselheiro Donizetti Giamberardino. também diretor do PP. (Foto: Arquivo)

Em 1969, num Maracanã lotado e em que jogavam o Santos e o Vasco da Gama, Pelé marcou seu milésimo gol na carreira e, em meio às suas entrevistas, fez um apelo: “Aproveito a oportunidade para pedir a todos os brasileiros para que não esqueçam as crianças pobres, que não esqueçam os necessitados”. Colecionaria ao longo de sua jornada inúmeros títulos e condecorações. Em julho de 1980 foi eleito o “Atleta do Século” por jornalistas das 20 maiores publicações do esporte do mundo.

Ao apadrinhar o lançamento do Instituto Pelé, o destacado esportista esteve na sede do Conselho de Medicina do Paraná em 2 de setembro de 2005. Na ocasião, participou de uma videoconferência internacional, quando foi repercutido o alcance do projeto científico. Recepcionado pelo então conselheiro e secretário-geral do CRM-PR, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, também diretor do Hospital Pequeno Príncipe, Pelé aproveitou para conhecer todo o prédio da Casa do Médico e ainda fazer uma visita ao espaço cultural, onde estava ocorrendo a exposição “Três Linguagens”. Edson Arantes do Nascimento esteve depois em outras oportunidades em Curitiba para prestigiar atividades do projeto científico. Sem dúvida detentor do título por anos de maior embaixador do Brasil no mundo, Pelé também é destaque pelo incentivo aos esportes.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios