12/06/2022

Pesar pelo falecimento do Dr. Arnaldo Mauro, um dos ortopedistas pioneiros de Campo Mourão

Tinha 76 anos de idade e mais de 52 de formação médica. Faleceu devido a acidente doméstico na casa de familiar na Capital. Deixa filhos médicos e também irmão e sobrinhos que seguiram a profissão

clique para ampliarclique para ampliarDr. Arnaldo Mauro. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Arnaldo Mauro (CRM-PR 3.011), um dos ortopedistas pioneiros de Campo Mourão, no Noroeste do Estado. Ele tinha 76 anos de idade e mais de 52 de formação médica. Era o filho mais velho de Osvaldo Mauro e Catharina Mauro, casal que faz parte dos primeiros moradores da cidade, que completa 75 anos em 10 de outubro.

O médico faleceu em hospital de Curitiba no dia 8 de junho, depois de quase duas semanas internado após sofrer queda na residência de um dos filhos. O corpo foi trasladado para Campo Mourão, sendo velado no dia 9 na Capela Mortuária e sepultado no cemitério municipal. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Mauro. Ele tinha dois filhos médicos, ambos residentes e atuantes em Curitiba, e ainda irmão e sobrinhos que seguiram seus passos na Medicina.

A Santa Casa de Campo Mourão, da qual o Dr. Mauro integrou o corpo clínico, emitiu nota de pesar: “É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento do Dr. Arnaldo Mauro. Pioneiro na ortopedia no município, Dr. Arnaldo tinha 76 anos e estava internado na capital há mais de quinze dias, após um acidente doméstico”. Também a Unimed Campo Mourão se manifestou, lamentando a morte do médico, que era cooperado há 32 anos. “Neste momento de despedida, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos”, diz um trecho da nota emitida.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Arnaldo com os dois filhos médicos, em 2019, quando foi homenageado com o Diploma de Mérito Ético. (Foto: CRM-PR)

Natural do município paulista de Álvares Machado, onde nasceu em 27 de dezembro de 1945, o Dr. Arnaldo Mauro formou-se pelo Campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em dezembro de 1969. Ele se registrou no Conselho de Medicina do Paraná em 22 de dezembro de 1971, depois de ter feito especialização no Rio de Janeiro, tendo se cadastrado no CRM-RJ sob o número 136.633. Também tinha registro ativo no Conselho de São Paulo, sob o número 71.049. Tinha título de especialista em Ortopedia e Traumatologia.

Em outubro de 2019, na passagem do Dia do Médico, o Dr. Arnaldo Mauro foi homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelos 50 anos de atividade cumpridos de forma exemplar. Na ocasião, a entrega da comenda coube aos filhos médicos: Dra. Fernanda de Oliveira Mauro (CRM-PR 25.996 e CRM-SC 13.589), especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, e Dr. Fernando Henrique de Oliveira Mauro (28.264-PR e 15.272-SC), especialista em Cirurgia Geral e Cancerologia/Cancerologia Cirúrgica.

O Dr. Arnaldo também era irmão do médico Osvaldo Mauro Filho (CRM-PR 7.793 e CRM-RJ 336.755), especialista em Ortopedia e Traumatologia, Medicina Física e Reabilitação e Medicina do Trabalho, que é residente e atua em Campo Mourão. O Dr. Osvaldo Filho tem entre os filhos a Dra. Maria Julia Jorge Mauro (CRM-PR 40.508), que atua em Curitiba, e Marina Jorge Mauro (41.404), residente em Campo Mourão.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios