14/11/2019

Pesar pelo falecimento do Dr. Carlos José Taques Franco de Souza, aos 101 anos

Com CRM-PR nº 77 e formado em 1948 pela UFPR, integrou recentemente a série "Medicina que é vida..." como o médico com mais idade em vida no Paraná

O Conselho Regional de Medicina do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do médico Dr. Carlos José Taques Franco de Souza (CRM-PR 77). Era atualmente o médico com mais idade em vida no Paraná e recentemente foi homenageado pelo Conselho pelos 71 anos de formado em Medicina e também pela passagem de seu 101º aniversário, merecendo material especial divulgado na série “Medicina que é vida... Vida que é Medicina!”.

Conheça um pouco mais da história do Dr. Carlos José inserida na séria “Medicina que é vida...”

O Dr. Carlos José faleceu na noite de quarta-feira (13) em sua residência, em Curitiba. O corpo está sendo velado na capela do Cemitério Parque Iguaçu e o sepultamento ocorre na tarde desta quinta-feira (14). Ele era viúvo de D. Maria de Lourdes Lucca Franco de Souza e deixa três filhos, noras e netos. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do médico, que nasceu em Castro (PR), em 24 de agosto de 1918, e era o único filho homem entre os cinco de D. Yolanda Taques Franco de Souza e do capitão de cavalaria do Exercício, Octavio Carlos Franco de Souza.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Carlos com os três filhos, na passagem do aniversário de 101 anos. (Foto: Arquivo)

Formado em dezembro de 1948 pela Universidade Federal do Paraná, tem um histórico de médico ético, dedicado e generoso. Como médico do Tribunal de Justiça do Estado, ajudou a criar o departamento médico, existente até hoje. Atuou ainda nos hospitais Nossa Senhora do Rosário (hoje Mater Dei) e Maternidade Victor do Amaral, além de ter integrado o antigo Serviço de Assistência aos Menores (Sandu). Após se aposentar, dedicou-se à atividade agrícola. Em 1999, ele recebneu o Diploma de Mérito Ético Profissional por ter completo 50 anos de formado com histórico exemplar.

A comemoração de seu 101º aniversário, em agosto último, foi restrita ao ambiente familiar, no apartamento onde residia. Além dos filhos Marco Antonio, João Carlos e Luiz Octávio, noras e os cinco netos, também esteve presente o Dr. Ricardo Gama, que por vários anos foi seu médico assistente. Uma reportagem especial sobre a vida do médico foi inserida no Portal do Conselho em 3 de outubro último.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios