02/06/2023

Pesar pelo falecimento do Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, ex-presidente do CFM

Doutor Vital, como era chamado, faleceu nesta sexta (2) em Recife, Pernambuco. Ele dirigiu o Conselho Federal no período de 2014 a 2019 e também esteve à frente do CRM-PE de 2005 a 2008

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Paraná comunicam com pesar o falecimento do Carlos Vital Tavares Corrêa Lima (CRM-PE 4.429), que foi presidente da Autarquia durante a Gestão 2014-2019. Ele faleceu na manhã desta sexta-feira (02), na cidade de Recife (PE), onde residia. Considerado uma das maiores lideranças do movimento médico nacional, com intensa atuação em defesa da medicina, dos profissionais e dos pacientes, Doutor Vital, como era chamado, deixa sua esposa, Dona Inês, os filhos Clélio e Manuela e netos. Tinha 72 anos de idade (completaria 73 em agosto) e 47 de exercício da Medicina. O corpo será velado a partir das 13h deste sábado (3) na capela central do Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Recife. A despedida será às 17h.

Recentemente, Carlos Vital foi homenageado durante I Encontro Nacional de Conselhos de Medicina – 2023, realizado em Pernambuco. Além de honrarias, ele foi o tema de um documentário, onde personalidades que conviveram com ele ajudaram a traçar o perfil desse homem que marcou história na medicina do País.

ASSISTA O DOCUMENTÁRIO SOBRE CARLOS VITAL 

Pós-graduado em Medicina Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele presidiu o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) de 2005 a 2008. Ao fim desse mandato, foi eleito representante do Estado no CFM, onde foi conselheiro a partir de 2009, tendo sido imediatamente conduzido à 1ª Vice-Presidência da instituição.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Carlos Vital, em visita ao Paraná, com a ex-conselheira Roseni Teresinha Florencio e o atual presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho. (Foto: CRM-PR)

Nesta função, que exerceu entre 2009 e 2014, teve como principal responsabilidade coordenar o Departamento de Comissões e Câmaras Técnicas do CFM. No período, teve atuação destacada em discussões em diferentes áreas, como direito médico, urgências e emergências, ensino médico, entre outras.

Em seu segundo mandato no CFM (entre 2014 e 2019), ele foi eleito para presidir a autarquia, tendo gestão caracterizada pela produção de inúmeras resoluções e pareceres com impacto na qualificação da assistência. No mesmo período, também coordenou o processo de Revisão do Código de Ética Médica, o qual ainda está em vigor.

Carlos Vital era membro da Academia Pernambucana de Medicina, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Bioética (Regional Pernambuco) e da Sociedade Brasileira de Direito Médico. Erudito, discreto e elegante no vestir e no trato com as pessoas, era um palestrante requisitado pela capacidade de trazer reflexões sobre as mais diferentes temáticas.

“Essa é uma grande perda para a medicina brasileira. Tive o prazer de conviver com Carlos Vital, que me ensinou muito sobre ética, respeito e justiça. Sua trajetória no movimento médico foi exemplar, mostrando às outras lideranças a importância do debate político em defesa dos interesses dos médicos e da população. Farei o máximo para honrar seu legado e transmiti-lo às futuras gerações de médicos”, disse o José Hiran da Silva Gallo, presidente do CFM.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios