11/02/2020

Pesar pelo falecimento do Dr. Dorival Ricci, médico pioneiro de Paraíso do Norte

Tinha 83 anos de idade e 60 de formação em Medicina, profissão seguida por dois dos filhos e uma neta, todos atuantes na região; prefeitura da cidade, onde fundou hospital, decretou luto de três dias

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ricci com a esposa D. Neusa, escritora e poeta. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná comunica com pesar o falecimento do médico Dr. Dorival Ricci (CRM-PR 1024), ocorrido na segunda-feira (10) em hospital de Maringá, onde tinha sido internado devido a problemas cardíacos. Um dos médicos pioneiros de Paraíso do Norte , ele teve o corpo velado na Casa da Amizade e o sepultamento ocorreu na manhã desta terça-feira (11) na cidade do cidade do Noroeste paranaense, onde fundou o Hospital Paraíso e dedicou toda a sua carreira profissional.

Tinha 83 anos de idade. Em 2010, na passagem dos 50 anos de formado, tinha sido distinguido pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional por seu histórico exemplar. Na solenidade, ocorrida em meio aos festejos do Dia do Médico, o médico recebeu o Diploma pelas mãos dos dois filhos e de uma das netas, todos médicos (foto de destaque).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ricci com familiares na diplomação do mérito ético. (Foto: CRM-PR)

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Dorival Ricci, que foi delegado do CRM-PR em Paranavaí no período de 2009 a 2013. Deixa viúva D. Neusa da Silva Ricci e cinco filhos, dentre eles os médicos Drs. Andrea da Silva Ricci (CRM—PR 15.170), formada pela Universidade do Oeste Paulista, em 1994, e que é pediatra; e Dorival Ricci Junior (CRM-PR 18.090), também formado pela Universidade do Oeste, em 1999, e que é cirurgião geral. Também uma das netas é médica, a Dra. Renata Ricci Mota (CRM-PR 26.972), formada em 2009 e que atua em Paraíso do Norte. Ela é filha de D. Ivana. As outras filhas do casal são Valéria e Adriana.

O Dr. Dorival Ricci também era cooperado da Unimed Paranavaí, que emitiu nota destacando que, “enquanto profissional, desempenhou com brilhantismo e competência suas funções. Era médico do trabalho. Em nome da diretoria-executiva da singular, dos demais médicos cooperados e colaboradores, é manifestado pêsames aos familiares”. O prefeito de Paraíso do Norte, Laércio de Freitas, decretou luto oficial de três dias pela morte do “munícipe pioneiro e empreendedor, considerando os relevantes serviços prestados”.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Dorival Ricci. (Foto: Arquivo)

Natural de Guarantã (SP), o Dr. Dorival formou-se em 1960 pela Universidade Federal do Paraná e logo estabeleceu-se no interior para exercer a profissão. Casou-se em 1962 com D. Neusa, que havia chegado com os pais uma década antes à cidade, procedente de Bandeirantes.

Inicialmente, ele adquiriu com o amigo médico Dr. José Bento o Hospital Santa Inês, que pertencia a outro médico. Depois, fundou o Hospital Paraíso, do qual esteve à frente da administração no período de 1961 a 2013, quando os filhos o sucederam. A esposa, D. Neusa, que é escritora e poeta, assim como o marido teve importante papel em atividades sociais e no desenvolvimento de Paraíso do Norte, sendo a primeira presidente do Rotary local, fundado em 1969.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios