27/04/2022

Pesar pelo falecimento do Dr. Edo José Diehl Peixoto (CRM-PR 813), um dos pioneiros de Cascavel

Procedente do RS, foi o terceiro médico a chegar na cidade, tendo sido fundador e o primeiro presidente da Associação Médica de Cascavel. Tinha 94 anos de idade e estava prestes a completar 70 anos de formado

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Edo José Diehl Peixoto (CRM-PR 813), um dos pioneiros de Cascavel, no Oeste paranaense, tendo sido um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação Médica de Cascavel (AMC). O Dr. Edo tinha 94 anos de idade e estava prestes a completar 70 anos de formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Edo Peixoto. (Foto: Arquivo)

O falecimento ocorreu na noite de segunda-feira (25). O velório foi realizado das 14 às 21h de terça-feira (26) na Capela Master da Acesc (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), seguindo depois ara cremação. Várias instituições emitiram nota de pesar, incluindo a AMC e o Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, que ele fundou há mais de meio século, bem como a Regional do CRM-PR em Cascavel. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

Natural de Porto Alegre (RS), onde nasceu em 22 de fevereiro de 1928, o Dr. Edo Peixoto formou-se em 17 de dezembro de 1952 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou no estado de origem até próximo aos 30 anos de idade, quando decidiu radicar-se no Oeste paranaense. Foi registrado no Conselho de Medicina do Paraná em 7 de janeiro de 1960, quando a instituição recém tinha sido constituída. Foi o terceiro médico a chegar à então jovem cidade de Cascavel, mas o pioneiro em realizar juntas médicas para realizar procedimentos.

Foi o Dr. Edo Peixoto quem inaugurou o Hospital Nossa Senhora Salete, hoje Hospital do Coração. Sempre atendia de forma caridosa a quem não tinha condições de custear tratamentos. A Associação Médica de Cascavel foi fundada em 30 de agosto de 1969. A assembleia de fundação teve a participação de mais de 20 médicos de Cascavel e cidades vizinhas, sendo que o Dr. Edo foi escolhido por consenso para ser o primeiro presidente. Seria sucedido, depois, pelo Dr. Antonio Wilson Romero.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Edo, um dos médicos pioneiros de Cascavel. (Foto: Arquivo)

“A história da medicina cascavelense perde um grande nome”, registrou o Dr. Márcio Couto atual diretor da entidade, que reforçou: “O Dr. Edo poderia ser definido como homem da paz”. O atual presidente da AMC, Dr. Jesus Lopes Viegas acentuou que “o momento é de muito pesar, pois perdemos um pioneiro, um homem que chegou aqui há muitos anos e fundou o segundo hospital da cidade. Foi aquele médico que realizou muitas curas e ajudou muita gente. Ele abria o hospital para que todos os médicos que chegassem pudessem ali trabalhar. Partiu, mas deixou o seu nome imortalizado aqui em nossa cidade, na área médica. Um homem que vai deixar saudade no meio médico e pela sociedade.”

A AMC emitiu a seguinte nota: “Com profundo pesar, a direção da Associação Médica de Cascavel vem expressar os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos do Dr. Edo Peixoto. Aos 94 anos, o médico, que foi o fundador e primeiro presidente da AMC e também fundador do Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, faleceu na noite de segunda-feira (25).”

O Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete também emitiu uma nota de pesar, como forma de homenagear e expressar os mais sinceros sentimentos pela grande perda: “Comunicamos o falecimento do fundador da instituição, Doutor Edo Peixoto. Querido entre os integrantes de toda a equipe do Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, Edo deixa-nos um legado de competência técnica, revolução médica e carisma. Aos familiares, parentes e amigos, reiteramos nosso mais profundo pesar.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios