25/05/2022

Pesar pelo falecimento do Dr. Guajará Jesus da Cruz Gazzalle, médico pioneiro de Dois Vizinhos

Tinha 89 anos de idade e 65 de formação pela UFRS. Chegou em 1959 à cidade do Sudoeste paranaense, onde exerceu mandato de vereador. Também empresário e agropecuarista, deixa quatro filhos, incluindo uma médica

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. Guajará Jesus da Cruz Gazzalle (CRM-PR 2.228), um dos primeiros médicos a atuar em Dois Vizinhos, no Sudoeste paranaense, onde também exerceu o cargo de vereador. O pioneiro tinha 89 anos de idade e 65 de formação médica. Ele estava internado na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão, onde faleceu na manhã desta terça-feira (24 de maio). O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, decretou luto oficial de três dias.

Nascido em 10 de janeiro de 1933, em Pelotas (RS), o médico era casado com a Sra. Rejanecy Aparecida Gazzalle, com quem teve quatro filhos: Luiz Orlando, Guajará, Leonardo e Anajara, que seguiu seus passos na Medicina e obteve títulos de especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica. A Dra. Anajara teve registros no CRM no Paraná (31.158) e no Rio Grande do Sul (29.540). As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Guajará, que teve sua despedida no dia 25, no cemitério local. Nas muitas manifestações de solidariedade, a indicação do importante legado deixado pelo médico, responsável por centenas de partos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Guajará Gazzalle. (Foto: Arquivo)

Filho de Guajará Jorge Gazzalle e Rosaura Gazzalle, o médico teve três irmãs: Leny, Vera e Rosaura. Ele se formou em 1957, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS). Inicialmente registrou-se no Conselho de Medicina do Rio Grande do Sul, em 13 de novembro de 1958, obtendo o número 1.742. Decidiu se estabelecer no Paraná, chegando em Dois Vizinhos no dia 23 de dezembro de 1959, sendo um dos primeiros médicos a desembarcar no município. Contudo, o seu registro no CRM-PR só correu em agosto de 1968.

Na cidade do Sudoeste ele montou a Policlínica Santo Antônio, o primeiro hospital organizado e equipado no município. Por acreditar no futuro da cidade e da região, angariou diversos profissionais da área para trabalhar em Dois Vizinhos. Empreendedor, foi sócio e proprietário de diversas empresas. Dentro da Medicina, também fundou o Centro de Tomografia de Cascavel (Cetovel). No município, dedicou-se também à agricultura e pecuária (foi produtor de frutas diversas, suínos, bovinos, entre outros), além de empreender no ramo madeireiro, tendo inclusive fábrica de móveis. Dedicou-se à expansão urbana, com a abertura de diversos loteamentos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Guajará e a filha médica, em 2007, quando recebeu o Diploma de Mérito Ético no CRM-PR. (Foto: Arquivo)

O Dr. Guajará foi também sócio-fundador e presidente do Lions Clube de Dois Vizinhos, do Clube de Mães, do Country Clube, Sete de Setembro e do Aeroclube de Francisco Beltrão, além da Sociedade Rural Vale do Iguaçu.

O médico também auxiliou o poder público com doações de terrenos, como da área onde foi construído o Ginásio Teodorico Guimarães. Foi vereador de Dois Vizinhos entre os anos de 1973/76, com o prefeito Ervelino Coletti (já falecido), quando se elegeu com 455 votos. Ele tinha fazendas também no Mato Grosso.

Em 2007, quando completou 50 anos de formado com histórico exemplar, ele foi homenageado pelo CRM-PR na passagem do Dia do Médicol Recebeu na ocasião o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Coube à filha médica fazer a entrega da comenda. A Dra. Anajara Gazzalle formou-se em 2005 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a mesma onde o pai estudou.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios