14/12/2020

Pesar pelo falecimento do Dr. Jorge Elmor Júnior, especialista em ortopedia e traumatologia

Médico tinha 74 anos de idade e 48 de atividade médica, tendo concentrado sua carreira em Irati, onde foi diretor da Santa Casa e presidente do Sindicato dos Hospitais

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Jorge Elmor Júnior (CRM-PR 3.400), especialista em ortopedia e traumatologia. Ele tinha 74 anos de idade e 48 de formação médica, tendo concentrado quase toda a sua carreira profissional em Irati, onde integrou o corpo clínico da Santa Casa local, antes de fundar o seu próprio hospital. Também foi presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Irati e Região.

O médico, que estava em tratamento oncológico, faleceu no domingo (13) no Hospital Pilar, em Curitiba. Corpo foi velado na Capela Mortuária da Luz e a despedida ocorreu na manhã desta segunda-feira (14). Ele era casado com D. Elisa Ingrid Sundbeck Rocha Elmor e mantinha residências em Curitiba e em Irati. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Jorge.

Natural de Ribeirão Preto (SP), onde nasceu nem 11 de abril de 1946, o Dr. Jorge Elmor Júnior formou-se em dezembro de 1972 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. No início do ano seguinte ele se registrou no Conselho de Medicina e iniciou especialização como residente de ortopedia no Hospital César Perneta, sendo também o primeiro residente da especialidade na Clínica de Fraturas da XV, hoje Hospital da XV.

Dr. Jorge estabeleceu-se em Irati em 1975 e fundou o primeiro hospital particular da região, o Centro Médico Hospitalar Irati. Foi presidente do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Irati e Região entre 1997 e 2001 (FEHOSPAR Irati). Foi também médico perito do INSS de 1975 a 2009. Foi um médico humanista e preocupado com os enfermos. Orgulhava-se de ter atendido mais de 25 mil pacientes, muitos dos quais se tornaram seus amigos. "Honrou o juramento à Hipócrates e tratou inúmeros destes sem exigir qualquer contrapartida atuando pro bono", assinalou um de seus muitos amigos, que reforçou: "Era uma pessoa alegre e radiante. Adorava estar cercado pelos amigos e familiares para celebrar a vida. Enunciava seus causos mirabolantes com júbilo e bom humor repetindo-os à exaustão Era, enfim, uma força da natureza, tanto que no dia de seu velório até mesmo o Sol lhe baixou a cabeça saudando sua passagem em um eclipse."
Dr. Jorge foi também um pai a avô amoroso. Deixa esposa de relacionamento de quarenta e oito anos, três filhos e dois netos.

Médicos falecidos

O Conselho de Medicina do Paraná também registra com pesar o falecimento do médico Massao Gondo (CRM-PR 7.508), ocorrido na última sexta-feira (11). Ele tinha 66 anos de idade e ficou internado durante quatro dias no Hospital Evangélico Mackenzie. Estava em tratamento renal e tinha encerrado suas atividades profissionais ainda em novembro de 2013. O velório ocorreu em Assis Chateaubriand. As condolências aos familiares e amigos.

Natural de Uraí (PR), onde nasceu em 25 de setembro de 1954, ele se formou em dezembro de 1980 pela Católica do Paraná, Campus de Curitiba. Inscreveu-se no Conselho em março de 1981. Não tinha especialidade registrada.

Gineco-obstetra

A classe médica paranaense também reverencia a memória da médica Dra. Maria Gioconda Arias Mongelos (CRM-PR 5.399), especialista em Ginecologia e Obstetrícia e que atuava em Curitiba. Ela faleceu no dia 20 de novembro, no Hospital Nossa Senhora das Graças, na Capital. O sepultamento ocorreu no dia seguinte no Cemitério Parque Iguaçu. Uma fonte chegou a indicar que a médica seria mais uma vítima da Covdei-19, mas a família não confirmou.

A médica era natural do Paraguai. Nasceu em 21 de julho de 1950. Formou-se em dezembro de 1975 pela Universidade Federal do Paraná e se registrou no Conselho em abril de 1977. Ela trabalhou nas principais maternidades de Curitiba.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios