06/11/2020

Pesar pelo falecimento do Dr. Leonardo Matheus Janeri Barbosa, médico recém-formado pela Mackenzie

Sofreu queimaduras em acidente em um bar e faleceu na manhã desta sexta (6), no Evangélico. Natural do MT, tinha 24 anos e se registrou no CRM-PR no dia 20 de outubro

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Dr. Leonardo Matheus Janeri Barbosa (CRM-PR 45.178), ocorrido na manhã desta sexta-feira (6) no Hospital Evangélico Mackenzie do Paraná, em Curitiba. Natural de Poxoréu (MT), ele tinha 24 anos de idade e havia se formado há menos de três semanas em Medicina pela Mackenzie, tendo se registrado no Conselho de Medicina em 20 de outubro. Houve grande comoção nas redes sociais. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Leonardo Janeri. (Foto: Facebook)

O jovem médico foi vítima de acidente na noite de quarta-feira (4), em um bar do centro de Curitiba, quando teve aproximadamente 70% do corpo queimado. Foi internado na ala de queimados e teve a morte confirmada na manhã desta sexta. De acordo com registros oficiais, o médico estava com um grupo de amigos, em confraternização pela formatura, quando houve incêndio de aquecedores instalados na mesa que ocupavam. Dois dos amigos de Leonardo tiveram ferimentos leves. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e tratada como acidente térmico envolvendo radiação química.

O estabelecimento comercial onde ocorreu o episódio emitiu nota: “O The Oak Winter and Beer lamenta profundamente o falecimento de Leonardo Mateus Janeri Barbosa, em decorrência do acidente ocorrido na última quarta-feira, dia 4 de novembro. Estamos à disposição das autoridades para as investigações e outras medidas necessárias e, neste momento de dor, nos solidarizamos e expressamos nossas sinceras condolências à família e aos amigos”.

A colega de turma Dra. Andyara Ingrid Mallmann (CRM-PR 45.185), que se registrou no CRM alguns dias depois do Dr. Leonardo, contou que chegou ao local apenas cinco minutos antes mas que estava na mesa quando ocorreu a explosão. Ela destacou o ser humano que Leonardo sempre foi. “O Léo era uma pessoa brilhante, que queria ser cirurgião plástico e tinha um futuro brilhante pela frente. Ele nunca recusou ajuda para ninguém e era uma pessoa extremamente solidária, chegou até a participar de ações na África;  quem mais faz isso? Então, só mostra o quanto ele era uma pessoa ímpar, especial e que vamos guardar para sempre”.

O Dr. Lucas Augusto Gonçalves (CRM 45.235) era outro colega da turma e havia retirado a sua credencial de médico naquela quarta-feira. Ele ficou levemente ferido no acidente e nesta sexta foi ouvido no inquérito aberto pela Policia Civil. Para ele, "o importante agora é a gente passar a mensagem do quão importante é o cuidado com produtos inflamáveis, já que isso pode custar a vida de alguém que você ama. Nós não tivemos tempo de salvar nosso amigo, mas fica o alerta para que isso não volte a acontecer com ninguém".

O corpo do jovem médico tinha sido recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba, sendo liberado aos familiares somente à noite. O velório ocorre na capela do Cemitério Parque Iguaçu, onde haverá o sepultamento às 13h deste sábado (7).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios