02/06/2021

Pesar pelo falecimento do Dr. Massayoshi Tatesuzi, um dos ortopedistas pioneiros de Apucarana

Tinha 81 anos de idade e mais de 55 de formação. Sua morte eleva a 70 o total de médicos que perderam a vida no Paraná em decorrência da Covid-19

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Massayoshi Tatesuzi (CRM-PR 2.084) ocorrida no final da tarde de segunda-feira (31) no Hospital da Providência, em Apucarana, cidade do Norte paranaense onde concentrou quase toda a sua carreira profissional. Especialista em Ortopedia e Traumatologia, ele tinha 81 anos de idade e mais de 55 de formado. Não resistiu a complicações por causa da Covid-19, com o que eleva para 70 o número de profissionais médicos falecidos no Paraná em decorrência da doença.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Massayoshi Tatesuzi. (Foto: Arquivo)

O corpo do médico foi velado na manhã de terça-feira (1.º de junho) na Capela Central, com  autorização da vigilância sanitária por ter passado o período de contaminação. O sepultamento ocorreu ao meio-dia no Cemitério Cristo Rei, com homenagem de familiares e amigos. O Dr. Massayoshi era casado e tinha uma filha. As condolências da classe médica à família. A Representação Regional do CRM-PR manifestou-se lamentando a morte do médico. A Unimed Apucarana também divulgou na tarde de terça-feira uma homenagem e nota de pesar pelo falecimento do médico pioneiro da região. Era cooperado desde 1989 e atendia pacientes de várias cidades da região.

Natural de Vera Cruz (SP), onde nasceu em 14 de março de 1940, o Dr. Massayoshi Tatesuzi formou-se em dezembro de 1965 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fazendo residência em seguida em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro. Inscreveu-se inicialmente no Conselho de Medicina do Rio (n.º 114.844) e depois no do Paraná, em novembro de 1967.

Radicou-se na região de Apucarana, a exemplo de colegas de turma, como o Dr. Kazuhiko Yamamoto (CRM-PR 1.938), com quem foi homenageado em 2015, na passagem do Jubileu de Ouro. Na solenidade do Dia do Médico daquele ano, eles receberam o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. O Dr. Massayoshi recebeu a comenda pelas mãos do conselheiro Lutero Marques. Na mesma oportunidade foi homenageado o Dr. Fernando Dalmo Borges (CRM-PR 1.761), um dos fundadores da Clínica de Fraturas XV, que foi colega de turma e também de residência em Ortopedia no Rio.

Em 1996, O Dr. Massayoshi já tinha sido homenageado pela Câmara Municipal de Apucarana, que lhe conferiu recebeu Moção de Aplausos por seu histórico de trabalho em prol da comunidade. Em novembro de 2003, o então deputado estadual Barbosa Neto, fez aprovar na Assembleia Legislativa um voto de louvor ao trabalho de Massayoshi. E, em 2007, recebeu o título de cidadão honorário de Apucarana. Na ocasião da homenagem de Cidadão Honorário da cidade, ele discursou sobre seus sonhos: “Todo mundo, quando sai de uma universidade, tem o sonho de realizar uma obra grandiosa. O meu sonho era modesto: trabalhar pela comunidade e ter dela o reconhecimento”.

Doença

De acordo com familiares, o Massayoshi Tatesuzi foi diagnosticado com Covid-19 no dia 15 de maio. Foiu medicado e mantido em isolamento em sua casa. Seu quadro se agravou na quarta-feira passada, dia 26, quando precisou ser internado. Na madrugada de segunda-feira (31) o médico foi transferido para a UTI do Hospital da Providência e acabou falecendo por volta das 17h.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios