12/12/2020

Pesar pelo falecimento do Dr. Matheos Chomatas, médico, professor e gestor de saúde pública

Responsável pela implantação do SAMU de Curitiba, onde foi diretor de urgência, ele tinha 60 anos de idade e 37 de profissão médica. Faleceu no Hospital Erasto Gaertner e sua despedida ocorre neste sábado (12)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar no falecimento do médico, professor e gestor de serviços públicos de saúde Dr. Matheos Chomatas (CRM-PR 8.917). Ele tinha 60 anos de idade e 37 de formação médica. Estava internado no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, e faleceu na noite de sexta-feira (11). O corpo está sendo velado na capela do Cemitério Parque Iguaçu, na Capital, onde ocorreu mo sepultamento neste sábado. Ele era casado com a também médica Dra. Eliane Regina da Veiga Chomatas e deixa os filhos Jaqueline e Guilherme. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Matheos Chomatas. (Foto: Arquivo)

A morte do Dr. Matheos Chomatas ganhou ampla repercussão em todo o Estado. Além de destacada atuação nos serviços de saúde de Curitiba, onde participou da implantação do SAMU, o Dr. Chomatas também atuou na Secretaria Estadual de Saúde e ajudou a implementar importantes projetos inovadores em prol da atenção à saúde da população. O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, alinhou-se às inúmeras manifestações de pesar pela morte do Dr. Chomatas e em solidariedade aos seus familiares. O presidente do Conselho ressaltou o trabalho incansável do colega, que deixa importante legado à Medicina e à população paranaense.

Natural de São Paulo, o Dr. Matheos Chomatas formou-se em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná, em 1983. Tinha título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Também tinha especialização em Saúde Coletiva e mestrado em Gestão e Inovação em Saúde. Além de médico das Secretarias Municipal (Curitiba) e Estadual de Saúde, era professor e coordenador de Medicina Geral e Saúde Coletiva da Faculdade Evangélica Mackenzie Paraná.

Saúde de Curitiba

Seus amigos e colegas da Secretaria de Saúde de Curitiba, incluindo a secretária Municipal Marcia Huçulak, emitiram nota onde assinalam que “é com imensa tristeza que recebemos a notícia de que Dr Matheos Chomatas nos deixou hoje. Servidor de carreira da SMS, incansável e dedicado, atuou em várias áreas. Implantou o SAMU em Curitiba e por muitos anos foi Diretor de Urgência. Sempre atuante e preocupado em dar respostas rápidas aos usuários. Atendia a todos, não tinha hora ou dia da semana. Foi um precursor em melhorar o acesso dos usuários a terapias e procedimentos não disponíveis. Atuou no comitê de justiça atuando junto a juízes e promotores com seu saber e conhecimento do SUS. Perdemos não só um colega de trabalho, um médico, um profundo conhecedor do SUS, perdemos um grande amigo, nosso conselheiro, apoio de todas as horas. Não há palavras para dizer da nossa gratidão por tê-lo conhecido e por ter o privilégio de conviver com ele todos os dias. Com sua praticidade, sua maneira peculiar, um ser humano ímpar. Uma pessoa íntegra, sensível e sempre presente. Matheos era a quem recorríamos sempre quando não achávamos uma saída, ele sempre tinha uma solução, ele resolvia. Que Deus na sua infinita bondade o acolha em Paz e Luz. Descanse em Paz nosso querido amigo Dr Matheos Chomatas. As suas lembranças serão nosso consolo.”

Prefeito de Curitiba, Rafael Greca

“Com imensa tristeza decretamos luto na Cidade de Curitiba pela passagem à Eternidade de nosso colega de tantos anos desta Prefeitura, um dos pilares do SUS Curitibano, o médico Matheos Chomatas. Implantou o SAMU em Curitiba e por muitos anos foi nosso Diretor de Urgência. Sempre atuante e preocupado em dar respostas rápidas aos usuários. Atendia a todos, não tinha hora ou dia da semana. Representava a Secretaria Municipal de Saúde no Comitê de Justiça, atuando junto a nossa Procuradoria do Município, ouvido por Juízes e Promotores pelo seu saber e profundo conhecimento do SUS.

Perdemos não só o colega de trabalho, médico dedicado em plenitude à Saúde Pública, mas um grande amigo. Seja recebido na Casa do Senhor pelo muito que trabalhou e amou até que o câncer o vitimasse. Esteve na trincheira até a véspera de ser internado no Hospital Erasto Gaertner. Será eterno na Memória da Cidade de Curitiba. Sejam consolados sua amável esposa, também médica, nossa colega concursada doutora Eliane Chômatas e seus filhos Jacqueline e Guilherme. Tenham certeza que Doutor Matheos Chômatas é #OrgulhoDeCuritiba

Luciano Ducci

Ex-prefeito de Curitiba, ex-secretário municipal e estadual de saúde e atual deputado federal, o médico Luciano Ducci publicou nas redes sociais:

“Muito triste em saber do falecimento do meu querido amigo Matheos Chomatas. Alguém que faz parte da história de Curitiba e que com certeza fará muita falta.

Servidor de carreira da secretaria de saúde, o dr Matheos, como é conhecido por todos, foi de fato um servidor. Médico competente e Incansável em suas atividades, por muitos anos, foi o responsável pelas unidades 24 horas, hoje, conhecidas como as UPAS e também pela implantação do SAMU em Curitiba e região (foto de uma das reuniões de implantação do SAMU em 2011).

Consciente de suas responsabilidades, atendia a todos, não importava a hora. E sempre estava em busca de melhorar e dar soluções.

Amigo de todos, conselheiro, um conhecedor profundo do sistema SUS. Pra mim, um grande parceiro, a quem sou muito grato.

Que Deus conforte o coração da Eliane, sua esposa, de toda a sua família, amigos e dos colegas da secretaria de saúde de Curitiba, que com certeza, hoje estão se sentindo um pouco órfãos.

Vá em paz, Matheos, com a certeza de que a sua missão foi cumprida com louvor!”

Michele Caputo Neto

Ex-secretário municipal e estadual de saúde, atual deputado estadual, Michele Caputo Neto se manifestou:

“Com muita tristeza, comunico o falecimento do meu amigo Matheos Chomatas, que foi diretor da 2ª Regional de Saúde Metropolitana durante nossa gestão na Secretaria de Estado de Saúde. Chomatas fez história na saúde pública paranaense e se destacou na área de urgência e emergência, sobretudo na cidade de Curitiba. Ele era casado com a Drª Eliane Chomatas, a quem manifesto meu profundo pesar.

Matheos foi um dos responsáveis pela implantação do SAMU em Curitiba e atualmente trabalhava em conjunto com órgãos da Justiça e do Ministério Público para atender as necessidades de pacientes que buscavam medicamentos e serviços que estavam indisponíveis no SUS.

Um homem de caráter, sensível e brilhante, que teve como missão defender o SUS do nosso Estado. Sem dúvida deixa um legado de realizações em prol do povo do Paraná! #LUTO

O velório e e sepultamento será no cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, das 11h às 13h, nas capela 1 e 2.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios