28/09/2020

Pesar pelo falecimento do Dr. Olavo Mazão (CRM-PR 437), médico e pecuarista

Profissional pioneiro em Cambé e Londrina, tinha 94 anos de idade e 67 de formado; com sua morte, já são 14 os médicos vitimados pela Covid-19 no Paraná

Um dos médicos pioneiros de Cambé e também com atuação em Londrina, o Dr. Olavo Mazão (CRM-PR 437) faleceu aos 94 anos, vítima da Covid-19. Também pecuarista de renome, ele estava internado em hospital de Londrina, depois de ter testado positivo, a exemplo da esposa e de um dos filhos. Com a morte do Dr. Olavo, ocorrida no dia 14 último, já são 14 os médicos vitimados pela doença no Paraná. Outros 77 profissionais de saúde também faleceram.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Olavo Mazão. (Foto: Arquivo)

Nascido em 27 de fevereiro de 1926, na cidade mineira de Araguari, o Dr. Olavo formou-se em 1953 pela Universidade Federal do Paraná, tendo concentrado inicialmente a sua carreira em Cambé, onde fundou e foi diretor do Hospital São Lucas. Ele também fez parte dos primeiros grupos de médicos com atuação na Santa Casa de Londrina. Seu irmão mais novo, o gineco-obstetra Miguel Arcanjo Mazão (CRM-PR 2727), nasceu em 1944 e já era falecido. Inscrito no Conselho de Medicina em setembro de 1958, o Dr. Olavo foi homenageado em 2003, na solenidade do Dia do Médico, quando recebeu o Diploma de Mérito Étrico-Profissional pelo Jubileu de Ouro e o histórico exemplar.

O médico era casado com D. Delva e tinha três filhos – Fernando, Andrea e Ângela. Deixa ainda nora, genros e seis netos. O corpo foi encaminhado para cremação encaminhado para cremação no Parque das Alamandas, em Londrina. A representação Regional do CRM e a Associação Médica de Londrina manifestaram seu pesar pela morte do Dr. Olavo, assim como a Sociedade Rural do Paraná, que registrou:

“A pecuária nacional perdeu neste dia 14 de setembro um grande selecionador de nelore, o também médico Olavo Mazão. Associado da SRP (Sociedade Rural do Paraná) desde 1977, hoje sócio remido, o pecuarista tinha 94 anos e estava à frente da Fazenda M5, em Juara, no Mato Grosso (MT).

Na propriedade, Olavo Mazão desenvolveu um importante trabalho de seleção genética, sendo a qualidade do plantel referência e ganhador de diversos prêmios. Na medicina, outra paixão, profissão que exerceu em Londrina/PR, foi também referência e homenageado pelas entidades de classe.

Olavo Mazão foi cremado no Parque das Alamandas em Londrina e deixa os filhos Fernando, Andrea e Ângela e seis netos. Era sogro do Conselheiro Fiscal da SRP, o Engenheiro-agrônomo, Jadir Fernandes de Miranda. O pecuarista também deixa grandes amigos no agronegócio. A diretoria e os conselhos da SRP prestam homenagens a este grande pecuarista e condolências aos familiares.”

Perdas pela Covid-19

Até o início da semana, Londrina registrado 251 óbitos e 9.907 casos confirmados de Covid-19, sendo 9.144 de pessoas recuperadas. As mortes no Estado já somam 4.315. No ultimo fim de semana, o CRM-PR divulgou a relação dos outros 13 médicos vitimados pela Covid no Paraná. O Dr. Olavo ainda não aparecia no rol, aberto em abril com a morte do Dr. Nelson Martins Schiavinatto. Na última quinta-feira (24), faleceu em Londrina o Dr. Tsutomu Higashi (CRM-PR 3.194), de 77 anos e 52 de atividade.

CONFIRA AQUI A NOTÍCIA DOS FALECIMENTOS.

Profissional de saúde

O coordenador da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sarandi, no norte do Paraná, Alessandre Cleber Ferlin, morreu por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (28), conforme informou a prefeitura.

Conforme boletim da Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 1263 casos do novo coronavírus confirmados. Deste total, 1.100 pessoas se recuperaram e 21 morreram. Segundo a prefeitura, Ferlin tinha 39 anos e estava internado desde o dia 6 de setembro. Ele era casado e tinha uma filha.

Como homenagem, amigos e familiares do coordenador da UPA de Sarandi fizeram um cortejo, com saída do hospital Paraná, Maringá, passando por Sarandi e depois seguindo até o cemitério de Marialva, para o sepultamento. Por causa da morte do servidor, o prefeito de Sarandi , Walter Volpato (PSDB), decretou luto oficial de três dias.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios