16/08/2022

Pesar pelo falecimento do Durval de Oliveira Cabral, um dos pioneiros da cardiologia mariangaense

Tinha 91 anos de idade e quase 64 de formado pela Federal da Bahia. Foi importante liderança médica na região, presidindo a Sociedade Médica de Maringá. Deixa uma filha médica, também cardiologista

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do cardiologista Durval de Oliveira Cabral (CRM-PR 903), um dos médicos pioneiros de Maringá e que foi presidente da Sociedade Médica local. Ele tinha 91 anos de idade e quase 64 anos de formação médica pela Universidade Federal da Bahia. O falecimento ocorreu nesta terça-feira (16) e o velório será a partir das 19h30 no Salão Nobre 01 do Prever (Rua Vereador Primo Monteschio, 150). O sepultamento deve ocorrer nesta quarta-feira (17) em horário a ser confirmado. Ele deixa uma filha médica a também cardiologista Maria Marta de Carvalho Cabral (CRM-PR 13.511), com 30 anos de profissão e que atua em Maringá.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Durval em foto da galeria de presidentes da Sociedade Médica. (Foto: Arquivo)

Natural de Cachoeira, município baiano onde nasceu em 3 de outubro de 1930, o Dr. Durval formou-se em 12 de dezembro de 1958, vindo em seguida para o Paraná. Fez parte do primeiro grupo de médicos das região de Maringá a se registrar no CRM do Paraná, o que ocorreu em 9 de maio de 1950. Teve destacada atuação na representação e no exercício da Medicina em sua região, presidindo a Sociedade Médica de Maringá de 1973 a 1975, além de ocupar outros cargos diretivos. Compôs ainda o quadro de vice-presidentes da Associação Médica do Paraná no triênio 1975/1977.

Em 2008, em meio aos festejos do Dia do Médico, o Dr. Durval de Oliveira Cabral foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, que lhe conferiu o Diploma de Mérito ÉticoProfissional por ter completado os 50 anos de formado com histórico exemplar. A Sociedade Médica de Maringá emitiu nota de pesar nesta terça-feira (16), lamentando a perda do ilustre associado e ex-dirigente.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios