29/06/2022

Pesar pelo falecimento do advogado Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, ex-presidente da OAB-PR

Tinha 82 anos e faleceu nesta quarta (29). Tinha entre os irmãos o médico e ex-conselheiro José Cássio e o também advogado Antonio Celso Cavalcanti de Albuquerque, consultor jurídico do Conselho de Medicina

clique para ampliarclique para ampliarDr. Edgard Luiz, na homenagem de 2015. (Foto: OAB-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do advogado Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, que foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, a exemplo do seu pai, Dr. Edgard Cavalcanti de Albuquerque, na década de 1960. O Dr. Edgard Luiz tinha 82 anos de idade e faleceu nesta quarta-feira (29) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. O corpo será velado na Capela do Cemitério Luterano, com sepultamento previsto para esta quinta-feira (30), em horário a ser confirmado.

Presidente da OAB-PR na gestão 1998-2000, o Dr. Edgard Luiz foi casado com a Sra. Marilu Stelfeld Cavalcanti de Albuquerque, já falecida, assim como duas das três filhas Ana Luiza e Paola. Deixa viúva a Sra. Maria de Lourdes Cavalcanti de Albuquerque, outra filha, Roberta, e ainda dois netos. Era irmão do médico anestesiologista José Cássio Cavalcante de Albuquerque (CRM-PR 1.472), que foi conselheiro do CRM-PR (1973 a 1978), cooperado fundador da Unimed e diretor do IML do Paraná e que faleceu em 10 de agosto de 2011, em Curitiba; e irmão do também advogado Antonio Celso Cavalcanti de Albuquerque, consultor jurídico do Conselho de Medicina do Paraná. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Edgard Luiz.

Em 11 de agosto de 2015, nas comemorações do Dia do Advogado, o Dr. Edgard Luiz estava entre os 148 advogados homenageados pela OAB-PR por terem completado 50 anos de exercício ininterrupto e ilibado da profissão. Na oportunidade, foi ele quem representou o grupo de homenageados para fazer o discurso de agradecimento. A notícia e o agradecimento podem ser conferidos AQUI. Edgard “pai” foi o nono presidente da OAB, tendo exercido a função no período de 1963 a 1965.

Em decorrência da perda, a OAB-PR decretou luto oficial de três dias. A presidente Marilena Winter emitiu nota de pesar. O advogado também atuou como conselheiro seccional, tendo sido membro da 1ªComissão de Seleção e foi conselheiro federal titular no triênio 2001-2003. Era graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Nascido em São Paulo, morou com os pais em Manaus e em João Pessoa antes de chegar em Curitiba, ainda na infância.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios