11/07/2022

Pesar pelo falecimento do cardiologista e professor Mario Fernando de Camargo Maranhão

Tinha 84 anos de idade e mais de 60 de formação médica. Foi fundador e presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, tendo ainda dirigida a Brasileira e a Federação Mundial da especialidade

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do renomado médico cardiologista e professor Mario Fernando de Camargo Maranhão (CRM-PR 1.115), ocorrido na madrugada desta segunda-feira (11), em Curitiba. Estava há alguns dias internado no Hospital Marcelino Champagnat, após sofrer AVC. Tinha 84 anos de idade e mais de 60 de formação médica pela Universidade Federal do Paraná. Deixa esposa, quatro filhos e três netos. O corpo será velado na Capela Diamond da Vaticano e a despedida deve ocorrer ainda nesta segunda-feira no Crematório de Almirante Tamandaré.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Mario Maranhão. (Foto: Arquivo)

O Prof. Mario Maranhão atuou por mais de três décadas como docente da UFPR e por mais de quatro na Faculdade de Medicina da Evangélica Mackenzie, até se aposentador. Foi um dos fundadores da Sociedade Paranaense de Cardiologia, a qual presidiu, a exemplo da Sociedade Brasileira de Cardiologia e ainda a Federação Mundial de Cardiologia, de 2000 a 2002. Foi palestrante e conferencista em inúmeros congressos em vários países pelo Mundo. Sua carreira também inclui atividades como radialista e jornalista, as quais assumiu ainda no período acadêmico, tendo trabalhado nos jornais Diário do Paraná e Tribuna do Paraná, cobrindo setores de esporte e literatura.

O médico e professor fez parte da turma que se formou em 1961 pela UFPR, tendo complementado sua formação em São Paulo, no Hospital das Clínicas, e ainda na França e Estados Unidos. Em 2011, quando completou 50 anos de formação médica, foi homenageado pelo Conselho de Medicina do Paraná, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. Também teve destacada atuação no campo social, sendo inclusive presidente do Rotary do Batel. No projeto Memórias do Paraná, do jornalista Luiz Renato Ribas, o Prof. Maranhão tem gravado depoimento sobre sua trajetória pessoal e profissional. Confira AQUI.

O Dr. Mario era natural de Curitiba, onde nasceu em 24 de janeiro de 1938. Era filho de militar e de professora.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios